Gaeco faz operação na cidade mirando ex-prefeitos e vereadores. Edson Casagrande, ex-secretário de Beto Richa, está entre os detidos

GAECO.001

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (5), uma operação em Araucária, Região Metropolitana de Curitiba. Oito pessoas haviam sido presas até a última atualização desta reportagem.

De acordo com o MP-PR , há mais de 20 alvos – entre eles vereadores do município, funcionários da prefeitura e ex-prefeitos. A operação, batizada de “Sinecuras”, investiga pagamento de propina a vereadores e compra de terrenos superfaturados.

Ao todo, foram expedidos 22 mandados de busca e apreensão e 21 de prisão na Câmara Municipal de Araucária, em outros locais da cidade e também na capital paranaense, com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

São 19 prisões preventivas (por tempo indeterminado) e duas temporárias.

As prisões temporárias foram decretadas contra um empresário e uma ex-diretora financeira da Companhia de Habitação (Cohab) de Araucária.

As preventivas atingem dois ex-prefeitos, três vereadores, sete ex-vereadores, um ex-secretário, três ex-servidores municipais, um empresário e dois corretores de imóveis.

As buscas e apreensões foram cumpridas em três gabinetes da Câmara Municipal de Araucária, em uma empresa em Curitiba e em 18 residências – uma em Colombo, uma em Pinhais, duas em Curitiba e 14 em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba.

Edson Casagrande, ex-secretário do governador Beto Richa (PSDB), está entre os detidos. Há um mandado de prisão contra o ex-prefeito Rui Sérgio de Souza, contudo, ele já está preso. Rui Sérgio de Souza foi condenado a 50 anos de prisão por crimes contra a administração.

Os vereadores Vanderlei de Oliveira, Francisco Carlos Cabrini e Roberto David da Mota, o Betão – que é ex-prefeito – também foram presos.

Outro ex-prefeito é alvo da operação: Olizandro José Ferreira. Ainda não foi informado que tipo de mandado foi expedido contra ele.

A Câmara Municipal informou que as buscas foram feitas nos gabinetes de três vereadores. A situação dos parlamentares envolvidos na operação ainda será analisada pelo Legislativo, segundo a Casa.

A matéria é do G1-Paraná

05/04/18 – 10:17

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • bio

    © 2021. Todos direitos reservados a OgazeteirO. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

    Participe do nosso grupo de WhatsApp