Educação democrática. Começa o processo eleitoral para escolha de diretores das escolas municipais

eleições escolares.001

A partir desta quinta-feira (16/11), começa em todas as 185 escolas municipais o período eleitoral para a escolha dos diretores e vice-diretores das unidades para o período 2018-2020. O regulamento necessário ao início do processo foi publicado no Diário Oficial do dia 14 de novembro.

Qualquer servidor do quadro do magistério municipal em efetivo exercício na escola pode concorrer, desde que atenda aos dispositivos da Lei 14.528/2014, que trata da eleição nas escolas municipais. Podem votar os profissionais do quadro próprio do magistério, demais profissionais da educação em efetivo exercício, os responsáveis pelos estudantes matriculados menores de 16 anos e estudantes com 16 anos ou mais. A eleição será dia 5 de dezembro.

Os Conselhos de Escola serão convocados para reunião extraordinária nesta sexta-feira (17/11). Antes disso, os diretores divulgarão os documentos em mural e por circular aos pais ou responsáveis para que toda a comunidade escolar saiba e possa acompanhar as eleições.

Cada escola terá uma Mesa Eleitoral, grupo escolhido na primeira assembleia do Colegiado Eleitoral, que será no dia 21 de novembro, para conduzir as eleições na unidade. As eleições não vão afetar o processo pedagógico em andamento nas escolas.

Além da Mesa Eleitoral de cada escola, uma Comissão Eleitoral, composta por 19 membros, irá acompanhar e coordenar todas as etapas para a escolha dos diretores e vice-diretores. Fazem parte do grupo representantes da Secretaria da Educação, Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac), Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc), Conselho Municipal de Educação de Curitiba, pais de conselhos de escolas e Câmara Municipal de Curitiba.

MATÉRIA DA ASSESORIA DE IMPRENSA DO MUNICÍPIO DE CURITIBA

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • bio

    © 2021. Todos direitos reservados a OgazeteirO. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

    Participe do nosso grupo de WhatsApp