Cinco mil produtores participaram do Encontro de Empreendedores Rurais. Em pauta: crise econômica e política, eleições e Lava-Jato

encontro agronegocio.001

Mais de cinco mil produtores, líderes rurais, presidentes de sindicatos e autoridades, participaram do Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais, nesta sexta-feira (01), no Expotrade Pinhais, na RMC.

Neste ano, o evento promovido pelo  SENAR-PR e o pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR), tem como tema “Produzir e preservar o campo mostra a sua força”. O encontro marca o encerramento do Programa Empreendedor Rural (PER) e da Olimpíada Rural.

No debate sobre os cenários econômico e político brasileiro, o comentarista da Rádio BandNews FM, Ricardo Boechat, o editor-chefe da Band em Brasília, Rodrigo Orengo, e o âncora da Band Cidade em Curitiba, José Wille, discutiram o momento econômico e político, as eleições para presidente no próximo ano e o andamento das investigações da Operação Lava-Jato.

Crise

No discurso de abertura do evento, o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, fez questão de destacar o trabalho dos produtores rurais, mesmo em um ambiente tão adverso, com aumento dos juros do crédito rural, redução do volume de financiamento, falta de garantia dos recursos orçamentários para o seguro rural e obras de infraestrutura. “O agronegócio tem dado sustentação para que a situação econômica e social [do Brasil] não fosse ainda pior. Os agricultores e pecuaristas são os responsáveis por essa façanha de impedir que o Brasil chegasse além do fundo do poço, gerando produção que tem proporcionado ao país saldos positivos em sua balança comercial todos esses anos.”

O vice-presidente do conselho do Sebrae, Darci Piana, também fez questão de apontar a importância do campo nas finanças nacionais. “A agricultura é um dos alicerces para o desenvolvimento do Paraná e do Brasil. Nos últimos 15 anos, o produtor rural deixou de ser colono para se transformar em empreendedor, empresários agrícolas.”

O presidente da Fetaep, Ademir Mueller, aproveitou sua fala para pedir que os cenários político, econômico e social conturbados não tenham reflexos nas estratégicas de investimento e planejamento, tão importante para o agronegócio nacional. “Diante da crise, precisamos, cada vez mais, que os produtores busquem qualificação e planejamento para melhorar sua atuação no campo, gerando riquezas para a agricultura, para o país e para o mundo.”

Na sequência, o governador Beto Richa deu o mesmo tom, ressaltando a contribuição do campo, muitas vezes desconhecida pela população urbana. “Historicamente, o agronegócio está sendo penalizado. Mas é importante estimular o setor, pois é a agropecuária que forma a economia estadual, salva a balança comercial e contribui para amenizar os efeitos nocivos da crise.”

Richa também afirmou que o governo estadual garante apoio ao agronegócio com o programa Paraná e Competitivo e as linhas de crédito do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). No setor de infraestrutura, citou a modernização do Porto de Paranaguá e o início do processo para a construção de uma ferrovia ligando Dourados (MS) e ao Litoral paranaense.

PER

O evento também marca o encerramento do Programa Empreendedor Rural (PER), realizado pelo SENAR-PR em parceria com Sebrae-PR e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep). Os participantes do PER são estimulados a apresentar projetos elaborado a partir dos conhecimentos adquiridos durante a capacitação, dividida em 17 módulos e 160 horas de duração. Esse ano, 102 trabalhos foram analisados pela banca avaliadora.

Desde a criação, em 2003, o PER formou cerca de 29 mil pessoas. Neste ano, foram 1,1 mil participantes, divididos em 59 turmas, espalhadas por todas as regiões do estado.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • bio

    © 2021. Todos direitos reservados a OgazeteirO. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

    Participe do nosso grupo de WhatsApp