Aliados e rivais apostam em condenação e dizem que só liminar salva Lula. Outros acham que, se as penas forem diferentes, cabe embargo infringente

lula.001

A pressa que marcou o julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ampliou a certeza, tanto nas siglas de esquerda quanto nas de direita, de que a corte deve condená-lo. Segundo o Painel da Folha de São Paulo, restam agora duas perguntas:

  1. Até onde o petista está disposto a ir para fazer de seu calvário jurídico uma disputa política?
  2. Algum ministro das cortes superiores irá se dispor a suspender os efeitos da decisão por meio de liminar, liberando o ex-presidente, hoje com 37% das intenções de voto, para ser julgado pelas urnas?

O Painel coloca ainda que, integrantes do PT dizem que Lula não tem escolha a não ser radicalizar e levar seu embate com a Justiça às últimas consequências e quem conhece o TRF-4 acredita que os três desembargadores que irão analisar o caso Lula devem condená-lo, porém, com penas diferentes. Isso abriria espaço para mais um tipo de recurso, o embargo infringente.

Informa também que deputados do PT querem que a defesa do ex-presidente Lula vá ao Conselho Nacional de Justiça questionar o que eles têm chamado de “velocidade seletiva” na tramitação do processo de Lula.

Tags:
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • bio

    © 2021. Todos direitos reservados a OgazeteirO. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

    Participe do nosso grupo de WhatsApp