Observatórios sociais reúnem cidadãos que ajudam na fiscalização do gasto público. Eles atuam em 9 cidades do Paraná

tce.001

Os gazeteiros do setor de comunicação do Tribunal de Contas do Paraná informam que os observatórios sociais (OSs) reúnem cidadãos e entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria e o controle da gestão pública. Em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos, empresários, profissionais liberais, servidores, professores, estudantes e cidadãos em geral integram, voluntariamente, os observatórios sociais, cuja atuação contribuiu para o trabalho do controle externo, exercido pelos tribunais de contas.

Presentes em mais de 100 municípios, de 19 estados brasileiros, os observatórios monitoram as despesas públicas, principalmente os processos licitatórios. O acompanhamento envolve desde a publicação de editais de licitação até a entrega dos produtos ou serviços, agindo de modo preventivo no controle social dos gastos públicos.

Coordenados pelo Observatório Social do Brasil (OSB), os observatórios municipais somam cerca de 3.000 voluntários. Entre 2013 e 2016, estima-se que, com as atividades desenvolvidas pelos voluntários, mais de R$ 1,5 bilhão foram economizados. E a cada ano mais de R$ 300 milhões de recursos públicos deixam de ser gastos sem necessidade.

No Paraná, os observatórios sociais estão presentes em 30 municípios. Entre eles Campo Largo, Araucária, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Matinhos, Paranaguá, São José dos Pinhais e União da Vitória.

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • bio

    © 2021. Todos direitos reservados a OgazeteirO. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

    Participe do nosso grupo de WhatsApp