Tribunal de Contas da União quer explicações da UFPR sobre compra de terreno sem licitação e a toque de caixa

UFPR.001

A informação saiu na mídia na última hora deste domingo (03/12). O jornalista Felippe Aníbal, da Gazetona, diz em sua reportagem que um imóvel de dimensões colossais, comprado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) na Região Metropolitana de Curitiba, está na mira dos órgãos de fiscalização e controle. O espaço se estende por 100 mil metros quadrados, às margens da Rodovia João Leopoldo Jacomel, em Piraquara. Comprado pela UFPR em 2014 por R$ 14,5 milhões e anunciado como seu novo complexo universitário, o local está quase sem uso. O galpão de oito mil metros quadrados, que fica no terreno, abriga apenas o parque gráfico da imprensa da universidade, porém, a maior parte das máquinas sequer está ligada.

A subutilização, no entanto, é apenas parte do problema. A aquisição do câmpus transcorreu a toque de caixa e sem licitação, em um processo permeado por suspeitas e que já chama a atenção de órgãos de fiscalização e controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral da União (CGU).

Apesar dos altos valores envolvidos, o procedimento administrativo jamais passou pelo pleno do Conselho de Planejamento e Administração (Coplad) da UFPR, a quem cabe deliberar sobre recursos da universidade.

VEJA MAIS

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • bio

    © 2021. Todos direitos reservados a OgazeteirO. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

    Participe do nosso grupo de WhatsApp