Uma pessoa preta ou parda é assassinada no Brasil a cada 13 minutos

negros.001

No Dia da Consciência Negra, uma sequência de dados que, se não explica, demonstra objetivamente por que a população de pretos e pardos no país é a mais vulnerável, em qualquer região, a crimes violentos.

A reportagem foi feita por Vanessa Franquilino, Ana Rita Cunha e Sérgio Spagnuolo.

Pretos e pardos são as maiores vítimas de homicídios no Brasil — sempre superando o número de brancos. A diferença é apontada por dados extraídos pelo Instituto Igarapé do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Datasus e publicados nesta segunda-feira (20) com exclusividade por Aos Fatos.

Conforme os números, a taxa de mortalidade desses dois grupos da população brasileira aumenta progressivamente com o passar dos anos sem apresentar queda em nenhum período entre 2000 e 2015. Em 2000, o número de homicídios de pretos e pardos era superior em 12,53% ao de brancos. Já em 2015 essa diferença chegou 46,67% onde 13.835 brancos e 40.925 pretos ou pardos foram assassinados.

Isso significa que, diariamente, 112 pessoas pretas ou pardas foram assassinadas no Brasil. Ou seja, a cada 13 minutos (mais precisamente, a cada 12,84 minutos), uma pessoa preta ou parda foi assassinada no país.

VEJA A MATÉRIA COMPLETA

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • bio

    © 2021. Todos direitos reservados a OgazeteirO. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

    Participe do nosso grupo de WhatsApp