Vaia, confusão e quase um bate boca. Tudo por conta das obras que o município quer fazer no entorno da Praça do Japão

JAPÃO.001

O gazeteiro Fabiano Klostermann informa que o prefeitão Rafael Greca foi vaiado na Praça do Japão, nesta terça-feira (20/02). Os moradores da região não querem saber das obras que serão feitas na região.

A ideia da Prefeitura é permitir que a primeira etapa da linha Ligeirão Norte-Sul possa, enfim, circular. Em meio ao bate-boca e ao alvoroço que a visita causou, o prefeito apresentou dois sólidos argumentos em defesa da abertura de uma rua de 40 metros de comprimento que vai rasgar um naco da praça.

A primeira defesa de Greca é de ordem urbanística. A uma moradora da região, disse que se eles ali moram em prédios tão altos é justamente porque a via é um corredor de transporte. Um dos principais pilares do urbanismo curitibano é o sistema trinário, formado pela via central – onde fica a canaleta exclusiva dos ônibus –, e pelas vias estruturais, que são as rápidas paralelas ao eixo central. E é justamente o transporte de massa que define os parâmetros construtivos e características da via que circunda a Praça do Japão. Segundo a prefeitura, a região é Eixo de Transporte de Alta Capacidade desde 1966 e tem ônibus desde 1974. Pelo planejamento urbano, portanto, o transporte coletivo é prioritário na via.

O segundo argumento leva em conta o benefício da maioria. Ainda que os moradores tenham se organizado em diversas manifestações – tanto quando o ex-prefeito Gustavo Fruet (PDT) quis implementar o projeto, como agora – os benefícios que a linha trará aos usuários do transporte coletivo serão usufruídos por parte significativa dos passageiros de uma das principais linhas de Curitiba. Nas contas divulgadas pela prefeitura, as obras devem beneficiar 36 mil usuários por dia, que terão o tempo de viagem entre o Santa Cândida e a Praça do Japão diminuído em 20 minutos. Além disso, com mais veículos no trajeto, é possível que os ônibus da linha Santa Cândida – Capão Raso trafeguem um pouco mais vazios, melhorando a vida dos passageiros.

Outro argumento importante, do qual Greca não lançou mão durante a discussão na praça, mas que vem sendo utilizado pela comunicação institucional da prefeitura é o da eficiência do gasto público. As obras de desalinhamento, que possibilitam a ultrapassagem dos biarticulados comuns pelo expresso, foram feitas entre 2011 e 2014 e já custaram R$ 16 milhões aos cofres municipais.

VEJA O VÍDEO QUE ESTÁ NA REPORTAGEM DA GAZETONA

 


________________

20/02/18 – 16:23

FOTO/ILUSTRATIVA

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • bio

    © 2021. Todos direitos reservados a OgazeteirO. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

    Participe do nosso grupo de WhatsApp