DIRETO DO PORTAL IMBIARA
Em Araxá, Zema diz que próximo passo é levar o queijo mineiro ao mundo
Ex-governador diz que o próximo passo do Queijo Minas Artesanal é ampliar as exportações e conquistar novos mercados internacionais

Durante visita à ExpoQueijo Brasil 2026, em Araxá, o ex-governador Romeu Zema afirmou que o próximo desafio do Queijo Minas Artesanal é conquistar o mercado internacional. Segundo ele, o produto já está consolidado no Brasil e agora o trabalho é ampliar as exportações.
“O queijo mineiro artesanal é cada vez mais conhecido e valorizado. O próximo passo agora é ganhar o mundo. O Brasil nós já ganhamos”, afirmou.
Zema explicou que o avanço das exportações depende da aprovação dos processos produtivos pelos países compradores. De acordo com o ex-governador, a Secretaria de Estado de Agricultura trabalha para apresentar às autoridades internacionais que o queijo mineiro atende às normas sanitárias e possui um processo de produção seguro.
Questionado sobre possíveis barreiras para a exportação, Zema afirmou que o principal desafio está nas exigências comerciais dos outros países e não mais no mercado interno. “Hoje o Brasil todo está comprando queijo mineiro artesanal”, destacou.
O ex=governador também elogiou a realização da ExpoQueijo em Araxá e disse que a cidade se consolidou como referência do setor. “Sempre produzimos excelentes queijos na região, mas ficamos muito satisfeitos de termos transformado Araxá em uma cidade que se tornou sinônimo de queijo”, concluiu.


