A resposta está na boca do povo, contudo, a indagação deverá ser bem esclarecida nas urnas, ou pelos condutores da nossa justiça, que é muitas vezes rapidinha, em outras nem tanto. Na real, o ex-governador Beto Richa está muito encrencado, caso dermos atenção para o que falou Maurício Fanini nos depoimentos da Operação Quadro Negro. Na audiência, nesta quarta-feira (30/05), Fanini disse que tratava das bandalheiras do “esquemão” que deu um prejuízo de R$ 20 milhões aos cofres públicos, com Beto Richa prestando contas periodicamente sobre o valor arrecadado através de contratos da Secretaria da Educação. As declarações, que diretamente ligam Beto Richa ao escândalo de corrupção, foram prestadas por Fanini durante seu reinterrogatório, no âmbito da principal ação penal derivada da Operação Quadro Negro, que tramita desde janeiro de 2016 na 9ª Vara Criminal de Curitiba, sob segredo de Justiça.
Em reportagem publicada no site da Gazeta do Povo, Beto Richa disse que “rechaça as falsas informações prestadas por criminoso confesso, que, buscando se livrar dos graves crimes cometidos, tenta sem qualquer fundamento ou apresentação de prova envolvê-lo nesses ilícitos”. “Reafirma também que, tão logo teve conhecimento de denúncias sobre fraudes na construção de escolas públicas, determinou a imediata realização de investigações, que deram início à Operação Quadro Negro. Os servidores públicos envolvidos foram demitidos. A Polícia Civil do Estado do Paraná instaurou inquérito policial e os autores dos crimes foram presos. Também a Procuradoria Geral do Estado, por determinação do ex-governador Beto Richa, ajuizou ações judiciais, que determinaram o bloqueio de bens, bem como ações de improbidade para o ressarcimento dos cofres públicos. Beto Richa está à disposição da Justiça para contribuir com o esclarecimento da verdade, visto que sempre trabalhou em prol do interesse público.”
No próximo dia 07 de outubro, teremos eleições e está na mão dos paranaenses a decisão se Beto Richa merece ganhar de presente 8 anos de mandato como senador.