Logo após concluir o seu Registro Acadêmico, o primeiro colocado na Chamada Geral do Vestibular 2017/2018 da UFPR, Júlio César Honório D’Agostini, de 17 anos, foi recebido na tarde desta quarta-feira (17) pelo reitor Ricardo Marcelo da Fonseca no Gabinete da Reitoria, em Curitiba. Durante a conversa descontraída, o reitor aproveitou para aconselhar o estudante a manter o foco nos estudos, mas considerando as exigências da Universidade.
“A Universidade é totalmente diferente do Ensino Médio”, comparou Ricardo Marcelo, lembrando que o ambiente acadêmico traz novas necessidades para os estudos e nas interações entre alunos e professores. “Você começa com o pé direito, mas não deixe isso se transformar em um fardo. É comemorar e passar para a próxima fase”, orientou.
Acompanhado da mãe, Dulcemar, da tia, Lucimar, e da avó, Maria Esther, Júlio César pôde conhecer futuros colegas na fila do Registro Acadêmico durante o atendimento da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), no Campus Santos Andrade. Também foi abordado por veteranos do curso de Medicina, que o marcaram de tinta e colocaram no pescoço dele uma placa de papel onde se lia “Calouro 01”.
Nota
Júlio César conseguiu a maior nota entre os 5.355 aprovados do vestibular (908.795 de um máximo de 1000 pontos). Nascido em Maringá (PR), onde mora e foi criado pela mãe farmacêutica, o rapaz sempre estudou em escola particular. Como havia obtido bons resultados como treineiro em vestibulares que prestou quando estava no 1º e no 2º ano do Ensino Médio, conseguiu bolsa integral no terceiro ano.