Quanta esperteza!!! Governo analisa pedido de empresário que quer patentear a expressão “Japonês da Federal”

JAPA.001

O gazeteiro Marcelo Rocha informa que o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), órgão vinculado ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, se manifestou no processo em que um empresário de Uberaba, Minas Gerais, pediu para registrar a propriedade da expressão “Japonês da Federal”.

Segundo o jornalista que assina a matéria que foi publicada na coluna Expresso da revista Época, de acordo com a resposta do INPI, do início do mês, o autor do pedido deve provar ser o titular do pseudônimo ou apresentar autorização para registrá-lo como marca. “A expressão ‘Japonês da Federal’ se tornou um apelido notoriamente conhecido após os acontecimentos que envolveram o agente público ‘Newton Ishii’. Nesse sentido, a imagem do agente está associada à referida impressão”, afirmou o INPI.

Não houve essa autorização por parte de Newton Ishii, que ganhou notoriedade ao participar das operações da Lava Jato — agora, ele  é policial federal aposentado. EXPRESSO localizou o atual dono do restaurante Japonês da Federal, especializado na culinária japonesa, em Uberaba. Rafael Polido José explicou que a iniciativa de patentear o nome partiu do antigo proprietário do estabelecimento e que a razão de ostentar essa denominação é a proximidade com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

O processo foi protocolado no INPI em abril de 2016, quando a Lava Jato acumulava 27 fases.

———————————–PUBLICADA AOS 27/02/17, ÀS 21:27

FOTO/BRASIL 247

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • bio

    © 2021. Todos direitos reservados a OgazeteirO. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

    Participe do nosso grupo de WhatsApp