O gazeteiro João Fellet informa que em resultado festejado pelo agronegócio e lamentado por ambientalistas, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (28/02) que a anistia conferida pelo novo Código Florestal a agricultores que desmataram ilegalmente até 2008 é constitucional.
O jornalista que assina a matéria que foi publicada no site da BBC Brasil, a corte também endossou as posições do setor agropecuário na maioria dos pontos analisados nas quatro ações que questionavam o novo código, sancionado em 2012 pela então presidente Dilma Rousseff.
“Essa vitória é do Brasil – não é uma vitória nossa nem do governo, porque o Brasil precisava mostrar ao mundo que somos produtores e conservamos”, afirmou em vídeo publicado no Twitter o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins.
Já entidades ambientalistas criticaram a decisão. “A consolidação desta lei (código florestal) compromete o equilíbrio climático, a qualidade da água, o controle dos deslizamentos de terra e os serviços ecossistêmicos”, afirmou em nota a ONG Terra de Direitos.
—————————PUBLICADA AOS 01/03/18, ÀS 10:57
FOTO/ILUSTRATIVA