A Cooperativa Agroindustrial de Londrina, Cativa, anunciará oficialmente a compra da Confepar – Agro-industrial Cooperativa Central -, nesta quinta-feira (15/03), às 14 horas, no recinto Milton Alcover, da Sociedade Rural do Paraná, em Londrina (PR), durante coletiva de imprensa com a presença do presidente da Cativa, Paulo Maciel, membros da diretoria da cooperativa e do presidente do Sistema Ocepar (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná), José Roberto Ricken.
Na contramão do cenário econômico e político londrinense, onde grandes grupos empresariais de outros estados compram as empresas de Londrina e a gestão é levada para fora, como acontece nas áreas de Educação, shopping center, material de construção, entre outras, a Cativa reverte esta tendência, conquistando um feito realmente inédito. “Nunca se viu antes, uma singular comprar a central”, revela o presidente da cooperativa, Paulo Maciel.
A novidade é que nesta incorporação da Confepar, a Cativa torna-se a primeira cooperativa singular do Paraná, em volume de captação de leite: 20 milhões de litros por mês. Outro fato relevante: “ Agora, além de captarmos o leite, também iremos industrializá-lo e fazer toda a comercialização”, expõe Maciel.
A Cativa tem capacidade de industrializar 2 milhões de litros de leite por dia. Atualmente, apenas 45% da capacidade industrial está sendo utilizada, ou seja, 800 mil litros diários. “Nossa meta até 2019 é realizar importantes investimentos na atividade para que possamos expandir e chegar, a pelo menos, 80% da nossa capacidade total”, afirma o presidente da Cativa.
Este crescimento vai gerar mais empregos e renda para a região: “Nossa intenção é aumentar os postos de trabalho já em 2018. Através do diálogo com nossos cooperados e junto com a diretoria da cooperativa, vamos implementar um programa para expandir nosso volume de produção e vendas. Desse modo, todos os setores econômicos crescem juntos”, avalia.
//////////////////AOS 13/03/18, ÀS 10:33, FOTO/OCEPAR