TRATOR SOLIDÁRIO

Trator solidário

O programa Trator Solidário, criado em 2007 para financiar máquinas agrícolas para pequenos produtores rurais do Paraná, atendia quatro vezes mais famílias durante o governo de Roberto Requião (PT) do que atende hoje, com Ratinho Junior (PSD). 

Durante os últimos três anos de governo Requião (2008 a 2010), 5.935 tratores foram financiados através do programa — uma média de 1.978 tratores ao ano.

Já nos três primeiros anos da gestão Ratinho (2019 a 2021), houve apenas 1.475 financiamentos, ou 492 por ano.
Com Ratinho, portanto, o alcance do Trator Solidário passou a ter o equivalente a apenas 25% dos resultados que apresentava com Requião.
Os dados são da própria Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, que no último mês de maio publicou um estudo sobre o assunto (Acesso em https://bit.ly/3TO03yX).
“O programa Trator Solidário impulsionou fortemente o processo de renovação e ampliação do parque de máquinas nas unidades familiares paranaenses, entregando, até o momento, mais de 13 mil unidades de tratores em todo o estado”, diz trecho do documento, editado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à secretaria.
A publicação analisa os 15 anos de existência do programa, criado através de uma lei estadual, em agosto de 2007. Ao longo desse período, os três anos em que mais tratores foram financiados pertencem todos ao governo Requião: 2008 (2.304 tratores financiados), 2009 (1.811 tratores) e 2010 (1.820 tratores).
No plano de governo para a próxima gestão de Requião, estão previstas as voltas dos programas vitoriosos para a Agricultura, como o Trator Solidário, o Fundo de Aval, a Irrigação Noturna, a distribuição de calcário e a eletricidade barata.
“Fizemos uma revolução. Equipamos pequenos agricultores com máquinas a preços 30% inferiores aos praticados no mercado, prazos de até 10 anos, com dois de carência e juros de 2% ao ano”, explica Roberto Requião. “Também baixamos o preço da energia elétrica, criamos o fundo de aval, a irrigação noturna. Agora, com Lula, vamos fazer ainda mais, e melhor.”

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • bio

    © 2021. Todos direitos reservados a OgazeteirO. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

    Participe do nosso grupo de WhatsApp