Em entrevista ao apresentador Datena na Bandnews, o presidente do PSB, Carlos Siqueira, confirmou o que já vinha sendo ventilado. Na ocasião, o PSB aguardava apenas o sim de Joaquim Barbosa para anunciar sua candidatura ao Planalto. A filiação foi confirmada na sexta-feira (06/04), informa o gazeteiro Ricardo Cappelli, colunista do site Congresso em Foco.
Segundo o jornalista, nos grupos internos da Rede é muito forte a defesa de uma chapa Joaquim-Marina. A Rede, com apenas dois deputados e sem nenhuma estrutura nacional, está inviabilizada, não tem como sustentar uma candidatura presidencial. A união ao PSB significaria a construção de uma chapa forte e o renascimento da Rede. Faz todo sentido.
Joaquim é o menino negro e pobre que venceu na vida. Estudou, passou no concurso para o Ministério Público e chegou ao Supremo Tribunal Federal pelas mãos de Frei Beto. Foi contra o impeachment de Dilma. É a imagem do menino pobre que venceu pelo seu esforço, pela meritocracia. Tem sua imagem colada ao combate à corrupção. Foi implacável no julgamento do Mensalão. Encarna a negação da política, um juiz sério e honesto contra a bandalheira dos políticos tradicionais.
Marina é a menina pobre do Acre que ganhou o mundo. A seringueira parceira de Chico Mendes das causas sociais e ambientais. Assim como Joaquim encarna a imagem da superação. Criou a Rede no espírito de negação da política tradicional. Não teve força para botar seu projeto de pé sozinha.
Agora só precisa acertar tudo isso com o eleitorado…
13/04/18 – 07:35
Foto do arquivo do meon.com.br