Os curitibanos terão na próxima semana uma grande oportunidade de conquistar uma vaga de emprego ou uma recolocação no mercado de trabalho. Na terça (26/9) e na quarta (27/9) será realizado o Emprega Senai da Construção, que vai ofertar 1.000 vagas de emprego na área da construção com salários que podem chegar a R$ 9 mil.
Além da geração de emprego, o mutirão, que vai acontecer ao lado do Terminal da CIC, das 9h às 16h, terá também como foco a qualificação profissional, com a divulgação e oferta de cursos gratuitos do Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial.
A ação será promovida pelo Sindicato da Indústria da Construção no Estado do Paraná (Sinduscon-PR) e pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep-PR), com o apoio da Prefeitura de Curitiba, da Fundação de Ação Social (FAS), da Urbanização de Curitiba (Urbs) e da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep).
Na comunidade
Assim como a CIC, as regionais Boqueirão e Boa Vista também receberão o Emprega Senai da Construção, em outubro e novembro. Com isso, os organizadores irão até a comunidade, diferente da edição promovida em 2022, quando a feira de emprego foi realizada no Sistema Fiep – Campus da Indústria.
Durante a ação na CIC, a van Emprega Senai estará no local com equipes do Sistema Fiep para prestar orientações sobre como efetuar o cadastro na plataforma Emprega Senai, que conecta os interessados às vagas disponíveis na indústria, apresentar os cursos técnicos gratuitos para homens e mulheres, e fazer as inscrições dos interessados em se qualificar para conquistar as melhores vagas.
A FAS estará lá para divulgar os programas e serviços que desenvolve para a população na área do trabalho. Em seu micro-ônibus adaptado, a Urbs prestará orientações sobre serviços relacionados ao transporte coletivo, como o cartão-transporte.
Parceiro da ação, o Serviço Social do Sinduscon-PR (Seconci-PR) irá realizar testes rápidos na área da saúde e apresentar ao público os serviços prestados nas áreas médica e odontológica sem custo para trabalhadores de construtoras associadas.
Geração de emprego
O presidente do Sinduscon-PR, Carlos Cade, destaca que o Paraná foi o estado que mais gerou novos empregos na região Sul, de janeiro a julho deste ano, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados no dia 30 de agosto.
“É um número positivo, ao qual a indústria da construção contribui consideravelmente. Nosso setor, seja de obras públicas ou privadas, está contratando e busca mão de obra qualificada, por isso é tão importante esta parceria com a Fiep”, diz.
A coordenadora de Educação e Negócio no Sistema Fiep, Juliana Maia, ressalta que o Senai possui um compromisso com a empregabilidade na indústria do Paraná, visando tanto à mudança de vida dos alunos como também à melhoria do resultado das indústrias paranaenses, que necessitam constantemente de mão de obra qualificada e atualizada.
“O Emprega Senai da Construção surgiu com o propósito de ampliar o conhecimento do setor da construção civil na comunidade, incentivar a capacitação profissional de modo geral, mas principalmente de promover o encontro de profissionais qualificados com ofertas de empregos reais no setor da construção civil”, explica a coordenadora.
- #GRECA
- #PM/PR
- #PSTU
- #RATINHOJUNIOR
- ADEMAR TRAIANO
- ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO PARANÁ
- ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO PARANÁ
- CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR
- DEM
- Eduardo Pimentel
- GOVERNO DO PARANÁ
- LULA
- MDB
- MP - PR
- NOVO
- PCdoB
- PCPR
- PDT
- PL
- PMB
- PMN
- PODE
- PP
- PROS
- PRTB
- PSB
- PSC
- PSD
- PSDB
- PSL
- PSOL
- PT
- PTB
- PV
- RAFAEL GRECA
- REDE
- TC/PR
- TJ/PR