norte inovação

Municípios da região do Norte do Paraná se unem e lançam o Sistema Regional de Inovação

Os municípios de Londrina, Cambé, Ibiporã, Rolândia e Arapongas se uniram e lançaram o Sistema Regional de Inovação (SRI) Norte do Paraná. Essa estrutura vai integrar oportunidades e iniciativas inovadoras que promoverão o desenvolvimento econômico e social de todo esse território. O lançamento ocorreu na manhã desta terça-feira (12), na Chácara Graciosa, com a presença do prefeito Marcelo Belinati, do secretário de Inovação, Modernização e Transformação Digital do Governo do Paraná, Marcelo Rangel, e outras autoridades.

VEJA NOSSO INSTAGRAM

As cinco cidades possuem ecossistema de inovação com diagnósticos, planos de ação e setores estratégicos definidos. O objetivo do SRI é promover o desenvolvimento econômico e a transformação social da região, através da articulação de um ambiente de negócios favorável ao empreendedorismo e à inovação. Também alcançar a integração plena e sinérgica entre os municípios, setores da economia e inciativas existentes, potencializando os recursos regionais por meio da inovação, em prol do desenvolvimento das comunidades.

Foto: Dani Fernandes_PML

O prefeito Marcelo Belinati parabenizou todos os envolvidos na iniciativa e disse que a inovação é um grande instrumento de transformação na vida das pessoas, porque cria soluções tecnológicas que proporcionam mais qualidade de vida. “Londrina e a nossa região já tiveram o ciclo do café, no passado, e hoje o nosso grande diferencial é a área de Tecnologia da Informação (TI) e a inovação, que são o futuro. Além disso, estamos tratando de empresas que querem crescer, se desenvolver, fazer bons negócios e prosperar.  E isso que está acontecendo hoje é um caminho para potencializarmos esta área que já é muito forte em nossa região, conectando pessoas, estabelecendo estratégias, promovendo troca de informações e de ideias. Não tenho dúvida de que vamos potenciar a nossa região, gerando mais renda, empregos e oportunidades”, afirmou.

Foto: Dani Fernandes_PML

Segundo o secretário de Inovação, Modernização e Transformação Digital do Governo do Paraná, Marcelo Rangel, o Sistema Regional de Inovação é uma organização que gerencia todas as atividades de inovação nas cidades menores, principalmente, mas também contribui com o Estado todo. “Isso permite que a área de inovação tenha novas oportunidades de negócios nos mercados nacional e internacional. O Paraná é um grande exemplo para o Brasil nesta organização regional da inovação e também das agências de inovação que são municipais”, apontou.

O secretário estadual completou que serão feitos diversos eventos, em 2024, nacionais e internacionais, a fim de potencializar esta área. “Vamos trazer as soluções que encontrarmos nas cidades, através das SRIs, para que possamos colocar no mercado, e também oferecer soluções para o setor público, desburocratizar, e fazer com que o setor produtivo do Paraná tenha um crescimento exponencial. Estamos trazendo o que existe de mais moderno no mundo, na organização da inovação, como é o caso da Coréia do Sul que colocou os núcleos regionais em cidades grandes, mas aproximou os municípios menores. E a cidade de Londrina é uma referência e exemplo de inovação para todo o país”, frisou.

Foto: Dani Fernandes_PML

O gerente regional do Sebrae-PR, Fabrício Bianchi, contou que há um trabalho sendo desenvolvimento na região metropolitana de Londrina, por meio do Comitê Territorial. “Dentro deste comitê, existem diversas iniciativas, com as voltadas a transformar o ambiente de negócios para que ele seja mais favorável às micro e pequenas empresas. Dentre as temáticas, de associativismo, acesso a mercado, compras públicas, desburocratização, tem um aspecto específico sobre as questões ligadas à inovação. Para isso, foi constituído um grupo que vem desenvolvendo um trabalho e realizou um planejamento, com o Sebrae e todas estas lideranças e cidades, constituindo o SRI Norte do Paraná, para fazer as iniciativas acontecerem em nossa região”, explicou.

Foto: Dani Fernandes_PML

O presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, lembrou que Londrina desenvolve um trabalho de inovação há vários anos. “Este trabalho é tão forte que o Sebrae utiliza a metodologia feita em Londrina no Brasil todo, para transformar outros municípios e outros ecossistemas no país. Esta inciativa de reunir os municípios que fazem parte da nossa região e formar um sistema regional vai fortalecer, cada vez mais, a região, e permitir buscar mais oportunidades e novos ativos, possibilitando ter ainda mais condições de alavancar o desenvolvimento da nossa região”, destacou.

 

O professor Rodolfo Barriviera, chefe do Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Londrina, disse que o ecossistema de inovação do município de Londrina está fortalecendo as relações com outras cidades, o que permite produzir novas iniciativas e criar mais oportunidade para as empresas e instituições de ensino. “No caso do IFPR, estas relações já renderam frutos, por exemplo a implantação do Curso da Agência Espacial Brasileira que será lançado amanhã (13), na sede do instituto. É um curso gratuito, tem 209 horas, e por meio dele os alunos poderão formar startups, com produtos e serviços usando satélites espaciais. Através deste curso, vamos unir o ecossistema da região com o federal e a Agência Espacial Brasileira, beneficiando o estudante que tem apenas o segundo grau”, enfatizou.

Também estiveram presentes no evento prefeitos e vereadores dos outros municípios, secretários municipais e diversas lideranças da área.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • bio

    © 2021. Todos direitos reservados a OgazeteirO. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

    Participe do nosso grupo de WhatsApp