A Lupa, a primeira agência de notícias do Brasil a checar, de forma sistemática e contínua, o grau de veracidade das informações que circulam pelo país, informa que o prefeitão Rafael Exibidão Greca administra a cidade daquele jeitão. Na campanha promessas e, após um ano cuidando da cidade, a decepção…
Rafael Greca (PMN) tomou posse na Câmara Municipal de Curitiba em 1º de janeiro de 2017 para seu segundo mandato à frente da cidade – o primeiro foi entre 1993 e 1996. Ele foi eleito com 53,25% dos votos (461.736), vencendo Ney Leprevost (PSD) no segundo turno de 2016. Ainda como candidato, Greca registrou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um documento com uma série de propostas de governo. Um ano depois da posse, a Lupa voltou a esse texto para checar como andam algumas dessas promessas. Veja o resultado a seguir:
Em dezembro de 2016, no último mês da administração Gustavo Fruet em Curitiba, a cidade tinha 492 cargos em comissão. Em janeiro de 2017, no primeiro mês de mandato de Greca, o número caiu para 270 cargos em comissão ativos na administração direta. Mas esse total voltou a subir. Em dezembro de 2017, atingiu 463 funcionários, de acordo com dados obtidos via Lei de Acesso à Informação.