O jornalista Guilherme Nascimento informa que os profissionais de educação de Almirante Tamandaré iniciam o novo ciclo do programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), iniciativa da Votorantim Cimentos que contribui para a melhoria da educação pública em diversos municípios brasileiros. O PVE, que completa dez anos neste ano, tem por objetivo acelerar o aprendizado de crianças e adolescentes em parceria com as prefeituras e secretarias municipais de educação. Almirante Tamandaré é um do município parceiros contemplado pela primeira vez no programa, que será realizado com apoio da Comunidade Educativa (Cedac) e Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultural Comunitária (Cenpec).
A cidade da Região Metropolitana da Curitiba é um das últimas no ranking de aprovação e ocupa a posição 385 dos 399 municípios do Paraná, de acordo com dados da secretaria municipal. Para mudar este cenário, o programa de educação da Votorantim Cimentos apresenta metodologias e ferramentas aplicáveis com foco na gestão de aprendizagem. A iniciativa atua seguindo os pilares de mobilização social da comunidade e o fortalecimento da gestão dos profissionais, como educadores e diretores de escolas. “O PVE vem para contribuir nos caminhos de gestão, que se torna uma política pública municipal”, explica o secretário de educação de Almirante Tamandaré, Jucie Parreira.
O tema central do programa neste ano é “Gestão com foco na aprendizagem”. O primeiro ciclo em Almirante Tamandaré identificou as necessidades do município com foco no engajamento da comunidade e definiu as propostas a serem desenvolvidas neste primeiro ano. “Todas as unidades educacionais já realizaram reuniões pedagógicas para construir seus planos de meta de aprendizagem até o final do programa. Ao longo do ano, os gestores vão acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem ao mesmo tempo em que os professores vão rever os currículos, os processos de avaliação, o planejamento de aulas para que, no final deste ciclo, consigam mensurar de fato o aprendizado na cidade. Toda essa mobilização inicia com o PVE”, completa o secretário.
Um dos pilares do programa de educação da Votorantim Cimentos é engajar os educadores, gestores e comunidade para os direitos de aprendizagem das crianças. “Os professores estão começando a emponderar sobre o direito de aprender dos meninos e meninas de Almirante Tamandaré. Quase todas as unidades educacionais já discutiram o tema. Antes, o processo era moral, agora o professor entende o seu papel na aprendizagem da criança. Essa perspectiva é inclusiva e, no campo político, engaja o educador porque fala do direito de todos”, destaca Parreira.
Criativos na escola
A partir do PVE, Almirante Tamandaré lançou um edital para formar coletivos criativos nas escolas. A ideia é formação social para facilitadores e professores na mobilização da social em prol da educação. “O foco da ação é engajar meninos e meninas no incentivo a outros grupos de atividades, dentro e fora da escola, para combater a evasão escolar, por exemplo”, explica o secretário. Com o edital, a intenção é criar 30 coletivos criativos nas escolas para que, professores, alunos e comunidade, construam projetos a partir da demanda de onde vivem. “O processo é melhorar a educação e, principalmente, aproximar as crianças que desistiram da escola. É uma estratégia para trazê-los próximo da instituição a partir de processos transformadores como meta de que eles retornem ao ambiente escolar”, pontua.
Para contribuir com a estratégia, o PVE está ajudando na formação de líderes mobilizadores para tornar Almirante Tamandaré, entre os diversos objetivos, uma cidade leitora. “A liderança que participará das formações serão os mentores para os futuros leitores. Pretendemos criar 25 times de leituras para que envolvam todas as unidades da cidade e consequentemente tenhamos uma comunidade leitora e incentivadora”, explica.
Votorantim 100 anos – Educação como foco
A meta de atingir 100 municípios por meio do PVE foi ultrapassada em 2018; ano de centenário da Votorantim. “O PVE é um importante instrumento de aproximação da comunidade às práticas educacionais, que visam incentivar melhorias na educação. Para isso, trabalhamos um período de formação para os profissionais de educação e outro voltado para crianças e jovens, pensando nos desafios criativos da escola”, explica Fernanda Ramos, da área de responsabilidade social da Votorantim Cimentos na regional Sul.
Em 2018, a atuação do PVE passou de 51 para mais de 100 municípios. A expansão é uma iniciativa do Grupo Votorantim, que neste ano celebra o seu centenário. A empresa escolheu a educação como causa legítima de suas ações para continuar deixando um legado para a sociedade. “O PVE busca aumentar a participação local das demandas por uma educação de qualidade ao aproximar as famílias das escolas. Estamos intensificando as ações para o desenvolvimento das competências dos profissionais de educação para qualificação da oferta de ensino”, complementa Fernanda, explicando que o programa conta com conselhos escolares formados por pais, alunos, professores e representantes dos municípios, cujo objetivo é debater as melhorias no sistema de ensino em cada cidade.
Sobre a Votorantim Cimentos
Fundada em 1933, a Votorantim Cimentos se tornou uma das maiores empresas globais do setor. O portfólio de materiais de construção vai além dos cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados, além de insumos agrícolas. São quase 12 mil empregados e uma receita líquida de R$ 11,1 bilhões em 2017. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em 11 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai. Se no passado a Votorantim Cimentos tinha orgulho de ter contribuído para o desenvolvimento e industrialização do país, hoje a empresa constrói o futuro com parcerias, inovação e sustentabilidade, sempre focada em seu propósito: a vida é feita para durar.