A informação não poderia passar sem registro aqui em OgazeteirO. A notícia foi destaque no Portal do G1 e repercutiu em diversos meios de comunicação do estado. Nós, em férias, topamos com a matéria no Blog Caixa Zero da Gazetona.
Segundo o G1, Beto Richa cumpriu na íntegra apenas 16 das 76 promessas de campanha, monitoradas desde a campanha eleitoral. Segundo o levantamento, depois de três anos de mandato, Richa ainda não teria cumprido 31 promessas e estaria com 29 outras em andamento.
O levantamento do G1 é feito com todos os governadores de estado e prefeitos de capital, além de monitorar também o desempenho do presidente. A ideia é ver do que foi considerado mais importante quanto saiu do papel.
No caso de Richa, foram computadas promessas feitas no plano de governo, no horário eleitoral gratuito, em entrevistas e em debates.
Entre as promessas dadas como não cumpridas estão a criação do “trem pé vermelho”, que deveria ligar 13 cidades do norte paranaense, a construção do hospital da Zona Norte de Curitiba e a construção ou ampliação de 20 penitenciárias.
Além da parte de obras, o governo também não zerou as carceragens de delegacias, não conseguiu dobrar o número de consultas com especialistas e não erradicou o analfabetismo no estado.
Entre as promessas cumpridas constam, por exemplo, o atendimento a 200 mil famílias no programa Família Paranaense, a nomeação de educadores sociais, a reabertura da Santa Casa de Colombo e a construção de delegacias cidadãs.