A Copel, que é a segunda maior acionista da Sanepar, anunciou aos investidores a conversão das 44,3 milhões de ações que detém da companhia de saneamento em cerca de 8,9 milhões de Units.
Segundo matéria da Gazetona, a manobra, que já era esperada pelo mercado, dá força à estratégia da Sanepar de reduzir a ingerência estatal sobre a empresa e, ao mesmo tempo, ganhar liquidez.
O lance pode dar ao “governador de todos os paranaenses” a media de R$ 500 milhões.
Anunciada como fato relevante pela Sanepar no final de outubro, a movimentação pretende mudar o perfil dos papéis da empresa negociados na Bolsa de Valores.
Em linhas gerais, cada Unit vai combinar uma ação ordinária e quatro preferenciais.
A jogada é para dar mais liquidez às ordinárias, que têm direito a voto, mas não contam com preferência na distribuição de lucros. Portanto, ao agrupá-las às preferenciais, a negociação dos papéis torna-se mais atrativa. Isso segundo Adeodato Volpi Neto, da Eleven Financial, que, de acordo com a Gazetona, monitora a movimentação de mercado da Sanepar.
“Não é regra que as ações ordinárias tenham baixa liquidez, mas é bastante comum em companhias estatais, já que quase todo o poder de decisão está nas mãos do governo. Na prática, como os preferencialistas é que têm direito a prêmios por meio dos dividendos, ter ações ordinárias nas mãos não faz diferença quase que nenhuma”.
“Por isso, as Units te permitem compensar financeiramente sua posição minoritária. A expectativa é que essa decisão da Copel se repita em outros detentores de ações ordinárias, com uma migração massiva e um grande volume negociado de Units.”
Conheça o comunicado ao mercado acessando: Adesão ao Programa de Units da Sanepar
FOTO: AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO GOVERNO DO PARANÁ
Uma resposta
Aqui é a Amanda da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.