Março de 2024 é o mês do centenário do artista Poty Lazzarotto e para marcar a data a Fundação Cultural de Curitiba preparou atividades de arte-educação. A iniciativa inclui visitas guiadas gratuitas aos murais urbanos do artista, cujo dia de nascimento coincide com o aniversário da capital paranaense, 29 de março.
As quatro atividades serão desenvolvidas nesta quinta (14/3) e sexta (15/3), uma em cada período do dia. As inscrições estão abertas no Guia Curitiba. A mediação é feita pela equipe da Ação Educativa, do Solar do Barão.
Na quinta-feira, das 9h30 às 11h30, o Solar do Barão receberá uma oficina de gravura inspirada na vida e obra de Poty Lazzarotto. Os participantes vão criar carimbos em EVA explorando técnicas e conceitos presentes na arte do renomado artista. A oficina é aberta a todas as idades, a partir de 8 anos.
À tarde, o roteiro conduzirá os participantes aos murais de Poty no centro histórico da cidade. Com mediação, serão abordadas questões relacionadas à arte urbana em Curitiba, incluindo o movimento muralista e o grafite. Ao final do percurso, os participantes terão a oportunidade de participar de uma atividade prática de produção de estêncil.
Na sexta-feira, a programação se concentrará na influência da arte de Poty para além das fronteiras do Paraná. A mediação abordará desde o muralismo até a gravura de Poty Lazzarotto, introduzindo também artistas que se inspiraram em seu trabalho, como Adoaldo Lenzi, Lenzi Jr e Aldemir Martins. Oficinas práticas de modelagem na esponja floral e desenho com o uso da linha hachura serão oferecidas durante a atividade.
O último roteiro, na tarde de sexta-feira, reúne dois ícones da cultura curitibana: o escritor Dalton Trevisan e o artista visual Poty Lazzarotto. A oficina explorará o encontro desses dois artistas conterrâneos, focando especialmente no trabalho conjunto realizado para a Revista Joaquim (1946–1948), importante publicação de relevância nacional e que marcou o início da carreira de ambos.
Poty Lazzarotto
O curitibano Napoleon Potyguara Lazzarotto (1924-1998), desenhista, gravurista e ilustrador, foi um muralista brasileiro de renome. Sua arte expressiva pode ser vista não penas as ruas da cidade, mas também diversos locais no Brasil e no exterior, incluindo murais em Portugal, França e Alemanha.
Em Curitiba, seus painéis são verdadeiros marcos, destacando-se a fachada do Teatro Guaíra, o saguão do Aeroporto Afonso Pena e as obras das praças 29 de Março e 19 de Dezembro, entre outros locais.