Visualizações: 478
Começa nesta terça-feira o 3º Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas. Promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), o evento será realizado no centro de eventos Expo Unimed, em Curitiba, entre os dias 17 e 19 de outubro. Programação, ficha de inscrição e informações sobre o local do evento estão disponíveis na página do congresso na internet. A participação é gratuita.
O evento já tem confirmados 46 conferencistas, brasileiros e de países como Argentina, Colômbia e Estados Unidos. O presidente, conselheiro Durval Amaral, e o coordenador-geral de Fiscalização, Mauro Munhoz, representarão o TCE-PR no congresso, que também terá a participação da procuradora aposentada do Ministério Público de Contas Angela Costaldello.
Durante os três dias, serão debatidos os principais temas ligados às atividades de controle externo sobre a administração pública, como contabilidade e orçamento, saúde, educação, segurança, infraestrutura controle interno, compliance, políticas públicas baseadas em indicadores e desenvolvimento regional. Serão, ao todo, nove painéis temáticos. O público-alvo do congresso são integrantes dos Tribunais de Contas, gestores e servidores públicos, professores e estudantes.
Entre os conferencistas estão técnicos de organismos que congregam entidades de controle externo ou que apoiam projetos de desenvolvimento, como a Organização Latino-Americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Olacefs), a Organização das Nações Unidas (ONU), a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (OCDE). Com o tema “Pensamento Sistêmico e Políticas Públicas”, a conferência de abertura será ministrada pelo norte-americano Karim Chichakly, professor-adjunto do Instituto Politécnico Worchester e da Universidade de Tecnologia Capitol.