A popularidade de fóruns anônimos na chamada Deep Web vem crescendo e dentro deles os discursos misóginos e de violência contra as mulheres.
Pesquisa do Instituto Avon mostra que, em 2023, o engajamento nos chamados “chans”, como são conhecidos os espaços anônimos de comunicação, chegou a mais de 38 mil posts por semana, o que dá em média 228 posts por hora. Enquanto, em 2021, o movimento foi de aproximadamente 19 posts por semana.
A pesquisa mostra que esses espaços estão tomados por discursos e práticas de desqualificação e violência contra mulheres e produzem ataques organizados, com exposições de intimidade e perseguição online e também no mundo ‘real’, incluindo ameaças de morte.
Segundo o levantamento, os discursos violentos se mostraram presentes em 46% das discussões sobre mulheres e em quase 70% das discussões sobre pornografia, sendo quase 18 mil comentários dedicados a vazamentos ou pedidos de vazamentos de nudes.
A professora de Direito da FGV, Yasmin Curzi, afirma que esses fóruns sempre foram espaços para discursos de ódio.
Na avaliação de Yasmin Curzi, a solução para o problema vai além da regulação dessas plataformas e passa por investimento em educação.
A pesquisa divulgada pelo Instituto Avon analisou quase dez milhões de posts entre junho de 2021 e junho de 2023, dentro de 10 chans e 47 grupos em aplicativos de mensagens.