Diversão & Arte
Agenda cultural tem atores globais no Guaíra, novo Cândido e ações nos museus
A agenda de atrações e ações nos equipamentos culturais geridos pelo Governo do Estado tem opções para todos os públicos e gostos. A semana da Biblioteca Pública do Paraná (BPP) conta com o lançamento da 153ª edição do Jornal Cândido, que desta vez aborda o universo das publicações teen, recebe os cães da ONG Cão Amigo e a escritora Célia Cris no programa Leitura Amiga. Abriga, ainda, a programação da 15ª Semana de Arte, Cultura e Literatura, dedicada aos profissionais da educação.
No Teatro Guaíra, os palcos são ocupados por grandes talentos, como Jarbas Homem de Mello e Claudia Raia no musical “Conserto para Dois”, no Guairão, além da peça “Radojka”, com Marisa Orth e um elenco de peso, no Guairinha.
O Teatro José Maria Santos comemora o aniversário de vida de Paulo Leminski com o musical “Cabaré Haikai” e, na quinta-feira, os olhares retornam ao Guairão com a Orquestra Sinfônica do Paraná, tendo como convidada a pianista ucraniana Valentina Lisitsa.
Nas despedidas, o Museu Paranaense (MUPA) encerra a programação “Corpos, Indícios – Matrizes, Espécies”, do Programa Público em clima de festa, promovendo uma oficina e apresentação com o Grupo Mexa, coletivo residente da Casa do Povo em São Paulo. Já o Museu Oscar Niemeyer (MON) informa os últimos dias da exposição “Antes e agora, longe e aqui dentro”.
Confira a programação completa:
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Jornal Cândido – A 153ª edição do periódico on-line já está disponível, com uma reportagem especial sobre o surgimento das revistas teen, que exploraram o breve otimismo econômico do pós-guerra e estrearam um novo mercado adolescente feminino. A publicação também apresenta uma pensata de Paulo Rogério Bentes Bezerra sobre o centenário de James Baldwin, o conto inédito “Irmão” de Carla Guerson, a última edição do Especial Nicolau, com um texto e um poema de Paulo Leminski, e outro escrito por Estrela, sua filha, nos 80 anos do poeta, além de outros conteúdos inéditos. Acesse em: bpp.pr.gov.br/Candido
Sábado Lúdico – Encontro para ensino de RPG e jogos de tabuleiro para iniciantes de 6 a 12 anos. Os encontros acontecem dois sábados por mês no Aquário do Multimeios, em frente à Gibiteca, das 10h às 12h. O próximo deste mês de agosto será no dia 24.
Ler Junto na BPP – Os encontros ocorrem todas as segundas-feiras, às 18h30, com leitura guiada do professor Guilherme Shibata e discussão com o público sobre os contos da literatura brasileira e mundial. O próximo texto, desta segunda, é “A Partida”, de Osman Lins, no auditório da BPP.
Oficina Permanente de Poesia – Todas as quintas-feiras, das 18h às 19h45, é realizada a Oficina Permanente de Poesia. Coordenado pela escritora Lilia Souza, o evento acontece no Coworking, com capacidade para 40 pessoas. A atividade é aberta para todas as idades, sem necessidade de inscrição. Além dos estudos sobre grandes autores, modalidades poéticas e sessões de declamação, com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual, há aulas práticas para produção de poemas e reuniões sobre trovas. O próximo encontro ocorre dia 29.
15ª Semana de Arte, Cultura e Literatura de 2024 – De 26 a 29 de agosto, exclusivamente para profissionais da rede municipal de ensino, com a seguinte programação:
– Oficina de Contação de Histórias – A atividade, mediada pela atriz Ailén Roberto, abordará técnicas de contação de histórias e mediação de leitura. É na segunda-feira (26), às 9h, e na terça (27) e quinta-feira (29), às 14h, no espaço Coworking. Para participar é necessário fazer a inscrição em aprendere.curitiba.pr.gov.br/cursos/22604.
– Contação de Histórias Indígenas e Africanas – O evento contará com a narração de quatro histórias pela docente Karim Wilms, abordando a cultura, religiosidade e beleza da ancestralidade desses povos. É nesta segunda-feira, dia 26, às 9h, no auditório. Para participar é necessário se inscrever em https://aprendere.curitiba.pr.gov.br/cursos/22619.
– Bate-papo: Literatura na Infância – Na próxima quarta-feira, dia 28, às 10h, o escritor Paulo Venturelli participará, no auditório, de uma conversa sobre a importância da literatura na infância e os caminhos para a formação de sujeitos leitores. É necessário fazer a inscrição em aprendere.curitiba.pr.gov.br/cursos/22658.
– Bate-papo: “Três em Um”, com Rogério Borges – Encerrando as atividades da 15ª Semana de Arte, Cultura e Literatura de 2024 na Biblioteca, na próxima quinta-feira, dia 29, às 14h, o artista plástico, ilustrador e escritor Rogério Borges terá uma conversa descontraída no auditório sobre pintura, ilustração e literatura. É preciso se inscrever em aprendere.curitiba.pr.gov.br/cursos/22806.
Seção Infantil
Leitura Amiga – Leitura de livros por crianças visitantes para os animais adestrados da ONG Cão Amigo, com coordenação da escritora Célia Cris. No sábado (24), às 10h.
Hora do Conto – Contação de histórias para crianças, realizada pela Seção Infantil, de segunda a sexta-feira, em duas sessões, às 11h e às 15h. A partir desta segunda-feira (26), o conto da semana é “Perigoso”, de Tim Warnes.
Seção Braille
Projeto Cine Inclusivo – Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual e auditiva.
“Cores e Botas” | Classificação: Livre | Curta-metragem
“Fábulas das Três Avós” | Classificação: Livre | Média-metragem
“Remoto Controle Remoto” | Classificação: Livre | Curta-metragem
O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone (41) 3221-4985.
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Visita mediada – Na tarde desta sexta (23), a artista Carla Ruschmann recebe o público para uma visita mediada pela exposição “Conexões”. A mostra reúne uma série de pinturas que exploram a interseção de dois círculos e o uso da geometria como expressão de conceitos vitais, buscando harmonia entre formas, cores e espaço, a partir de uma pintura criada como um feng shui de proteção. Apresenta também o conceito de geometria sagrada e vesica piscis. Recepção livre das 15h30 até as 17h. Entrada gratuita.
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
Chorinho – Nesta quarta-feira (28), às 18h, o museu convida o público para uma irresistível Roda de Choro, com clássicos e contemporâneos do gênero brasileiro. A sessão faz parte do projeto Tons Vizinhos – Quartas Musicais, parceria do MIS-PR com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), que acontece toda quarta-feira. Entrada livre e gratuita.
Gran finale – O museu finaliza essa semana as atividades da programação do Programa Público “Corpos, Indícios – Matrizes, Espécies”, que desde maio deste ano trouxe ao local diversas linguagens transversais do corpo.
Para marcar o encerramento, o MUPA recebe o Grupo Mexa, coletivo residente da Casa do Povo (SP) que explora as relações entre rua e museu, vida e arte, política e estética, para a oficina “Qual o nome da sua odisseia?”, na sexta (23), das 19h às 22h, e para o espetáculo “Poperópera Transatlântica”, no sábado (24), às 18h. Interessados em participar da atividade podem se inscrever gratuitamente AQUI. Já o evento de sábado é gratuito e os ingressos serão distribuídos por ordem de chegada. Classificação indicativa: 16 anos.
Últimos dias – A exposição “Antes e agora, longe e aqui dentro” poderá ser vista até domingo (25). Com a proposta de estabelecer diálogos entre o acervo do MON e a arte contemporânea brasileira, a exposição apresenta mais de cem obras realizadas por 44 artistas, em exibição na Sala 11 e em diversos espaços, como Pátio das Esculturas, Parcão, hall térreo e rampa. Destacam-se como artistas nucleares, com obras da coleção permanente do MON, Cícero Dias, Miguel Bakun, Amelia Toledo, Efigênia Rolim, Rosana Paulino e Gustavo Caboco.
MON na Escola – A edição de agosto do programa MON na Escola terá como temática a mostra “O Jardim – Efrain Almeida”, em exibição na Sala 2. A atividade, voltada para profissionais da educação, será na quarta gratuita (28), com sessões às 9h30 e às 14h. Interessados podem se inscrever neste LINK.
Guairão
Série ouro: Ciclo das 4 sinfonias de Brahms – Os 2 concertos para piano de Liszt – Nesta edição, a Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta “Sinfonia nº 3” do compositor alemão Johannes Brahms, acompanhada de dois trabalhos do compositor húngaro Franz Liszt, que são concertos para piano. No solo, a participação especial da pianista Valentina Lisitsa, considerada um fenômeno das redes sociais com mais de 300 milhões de visualizações e 500 mil inscritos em seu canal no YouTube. Os concertos acontecem na quinta (29) e domingo (1º de setembro), às 20h30. Ingressos o site DeuBalada.
“Conserto para Dois” – O musical conta a história de amor, entre o famoso escritor Ângelo Rinaldo (Jarbas Homem de Mello) e a atriz internacional Luna de Palma (Claudia Raia). Separados, os dois embarcam em um cruzeiro para esquecerem a desilusão amorosa. Eles só não contavam embarcar no mesmo navio rumo à Antártida. É nesse cenário que se desenrola a história criada por Anna Toledo. Apresentações no sábado (24), às 17h e às 21h. Ingressos neste LINK.
Guairinha
“Radojka” – Em temporada com sua primeira montagem no Brasil, o espetáculo “Radojka – uma comédia friamente calculada”, acompanha duas cuidadoras, Glória e Lúcia, que trabalham em diferentes turnos para atender Radojka, uma senhora sérvia que vive longe de sua família. Tudo funciona bem até que Radojka falece, e iniciam-se os planos delirantes das cuidadoras para não perderem o emprego. O elenco conta com Marisa Orth, Tania Bondezan, Tadeu Tosta e Rafael Alvim. As apresentações acontecem sexta (23) e sábado (24), às 20h, e domingo (25) às 17h (sessão extra) e 19h. Ingressos neste LINK.
Miniauditório
“Leve” – É um espetáculo musical de brincar com as palavras. As crianças são convidadas para uma viagem “leve” e cheia de sentido. Sentir a palavra, o gesto, o canto que salta da boca e invade o espaço. As apresentações ocorrem no sábado (24) e NO domingo (25), às 16h. Os ingressos podem ser adquiridos pelo Disk Ingressos.
“Desmundo” – Dividida em dois atos, a peça é fundada na experimentação de estados corporais e tônus dos bailarinos que mergulham em universos distintos. Entre o mundo real e o mundo ideal, experimentam na cena um trajeto que parte das adversidades de estar vivo até a celebração da vida em liberdade, amor e alegria. A estreia é na quinta (29) e as apresentações perduram até 15 de setembro. De quinta a sábado, às 20h, e domingos, às 19h. Entrada gratuita.
Teatro José Maria Santos
“Cabaré Haikai” – A figura multifacetada de Paulo Leminski e suas contribuições marcantes na poesia, na literatura, na música, e até nas artes visuais são o mote da peça “Cabaré Haikai”. Com direção de Roddrigo Fôrnos, é uma forma de celebrar a vida e obra do artista curitibano que faria 80 anos em 2024. As apresentações acontecem na sexta (23) e sábado (24), às 20h, e no domingo (25), às 16h e 19h. Os ingressos podem ser adquiridos pelo Disk Ingressos.
ENDEREÇOS:
Museu do Expedicionário
R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba
Museu Oscar Niemeyer (MON)
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3350-4468 / 3350-4448
Museu Paranaense (MUPA)
Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba
(41) 3304-3300
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba
(41) 3232-9113
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba
(41) 3221-4951
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba
(41) 3222-8262
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)
Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3323-5328 / 3222-5172
Sala Adalice Araújo
Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba
Canal da Música – Grande Auditório
Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba
(41) 3331-7579
Casa Gomm
Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel
Centro Cultural Teatro Guaíra
Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba
Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba
Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba
Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba.