Em todas as eleições, após os debates dos candidatos que concorrem a cargos do executivo, os analistas políticos fazem seus comentários e afirmam que um determinado candidato foi o vencedor. E os comentários, sobre o candidato que os “grandes pensadores” dizem ter vencido, servem de pano de fundo para o escolhido, estrategicamente, explorar as mídias e influenciar no voto dos eleitores.
A pauta é no sentido de lembrar o debate do Jornal Nacional da Globo, em 1989, entre Lula e Collor para presidente da República. A TV Globo fez uma edição para lá de maliciosa e ao final, o apresentador, com o bocão cheio de mentiras, afirma que Collor teria vencido o debate. Isso aconteceu praticamente um dia antes da eleição que deu a vitória do ex-presidente Fernando Collor de Mello. Em outras palavras, botaram sem qualquer creme na tarraqueta de Lula.
Por isso e mais aquilo, é complicado dizer quem venceu o debate. É preciso ficar atento aos entendidos e o que eles pretendem com suas opiniões quando afirmam o vencedor.
Atualmente, aqui no Paraná, três importantes cidades, entre elas a capital, Londrina e Ponta Grossa, estão realizando os eventos em canais de televisão, rádio, jornais.
E ao final de cada debate, vem a perguntinha, “quem venceu o debate”?
Fique atento.