Com um Plano de Governo consistente para tornar Curitiba ainda mais humana e urbana, o candidato à prefeitura pela Coligação Amor e Inovação, Eduardo Pimentel (PSD) apresentou, na noite desta quinta-feira (25/9), como vai implantar um ousado e inédito modelo de Política Habitacional para a cidade, durante a sabatina realizada pela Associação de Moradores e Empresários do Mercês e Vista Alegre.
Durante o evento, realizado na sede da Faculdade Inspirar, Eduardo respondeu como pretende atender 20 mil famílias com moradia nos próximos quatro anos.
“Para ser prefeito, é preciso saber defender prioridades. E habitação será prioridade na minha gestão, com diferentes estratégias para levar moradias para todos os bairros. Vamos utilizar recursos do Fundo Municipal de Habitação Social que, quando eu e o Greca assumimos, estava vazio e conseguimos reverter”, disse.
Outra fonte, acrescentou, é do orçamento público municipal, além de contar com parcerias com os governos estadual e federal, além da esfera privada.
Aluguel Social
Além de construir conjuntos habitacionais de pequeno porte – 30 a 40 unidades, em média – vai implantar o Aluguel Social, em que a Prefeitura concede benefício financeiro para custear o aluguel, pela Prefeitura, de benefício financeiro para a locação de casas ou apartamentos.
“Essa modalidade tem as vantagens de ocupar imóveis vazios e também coloca as famílias com mais necessidade próximas ao Centro e a vias estruturantes, facilitando sua mobilidade para o trabalho, escola e lazer”, explicou Eduardo Pimentel.
Entre os projetos, também estão o auxílio financeiro para as famílias ingressarem no programa federal Minha Casa, Minha Vida e a permuta de terrenos da Prefeitura a construtoras, para que elas façam as moradias.
Eduardo Pimentel, ao lado de seu candidato a vice, Paulo Martins, têm número de urna 55 e são os candidatos a prefeito e vice-prefeito pela coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB.
Conhecedor da região
Eduardo contou à plateia que conhece bem o Mercês e o Vista Alegre, visto que foi morador da região. O local da sabatina, inclusive, foi onde teve seu primeiro trabalho.
“Passei uma vida inteira aqui, onde era o Jornal O Estado do Paraná e trabalhei dos 16 aos 26 anos. Morei aqui perto durante anos. Quero cuidar da cidade toda, mas tenho um carinho especial por esta região”, disse o candidato do PSD.
Durante a sabatina, Eduardo falou de outras propostas de seu plano de governo para os bairros da região. Entre elas, a continuidade das obras do Inter 2, da criação de novos parques e praças por toda a cidade, ampliando as opções de lazer e convivência nos bairros.
Deu como exemplo a entrega, no início deste ano, do Parque do Pirata Zulmiro, no Bosque Gutierrez. “Está sempre lotado”, disse um dos ouvintes. E assegurou que vai concluir as obras da Praça da Ucrânia. “Vai ficar espetacular”, assegurou.