A proposta do deputado Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR) foi protocolada na mesma semana em que mais 200 torcedores uruguaios do Peñarol entraram em confronto com a Polícia Militar do Rio de Janeiro antes da semifinal contra o Botafogo pela Taça Libertadores.
“Apresentamos um projeto de lei para moralizar o futebol brasileiro, responsabilizando a equipe visitante, como o caso do Peñarol lá no Rio de Janeiro. Então, se a legislação estivesse aprovada, nós puniríamos o clube também, não só os torcedores que foram presos e deportados”, declarou o deputado à CNN.
“Se tivesse uma legislação punitiva como esta, não estaríamos vivendo um ato deplorável, pareciam animais na rua, esse ato do Palmeiras, dos torcedores do Palmeiras fazendo emboscada. Então, eu acho que nós temos que moralizar. Como? Multa pesada e levar até a prisão. Não tem outra forma numa sociedade democrática.
Entre outras medidas, o texto estabelece a aplicação de multas que variam de R$ 50 mil a R$ 5 milhões para os clubes que não cumprirem as novas normas.