As cooperativas paranaenses Frísia, Castrolanda e Capal lançaram, na manhã de sexta-feira (10/11), no Hotel Borgen, na Colônia Castrolanda, em Castro, a marca institucional Unium, que acompanhará todos os produtos comercializados no varejo e atacado. A Unium (fusão das palavras “união” e “um”) se alinha às demandas do mercado brasileiro e passará a representar os projetos em que as cooperativas atuam em parceria (intercooperação). Com origem na produção semelhantes, as cooperativas da região dos Campos Gerais, dessa forma, ampliam o processo de negócios intercooperativos, o que garante aumento de eficiência e promove sinergia entre as organizações, que continuam com as suas gestões independentes e cooperados próprios.
A Unium englobará as marcas Alegra (carne suína), Naturalle, Colônia Holandesa e Colaso (lácteos), e Herança Holandesa (farinhas de trigo). Segundo Renato Greidanus, diretor-presidente da Frísia Cooperativa Agroindustrial, com sede em Carambeí, a Unium simboliza o alinhamento de objetivos. “Somos cooperativas paranaenses e estamos na mesma região, temos metas semelhantes e prezamos sempre pela qualidade. A criação da marca Unium simboliza o excelente resultado que alcançamos por meio da intercooperação”.