zé richa

A história bem contada sobre a primeira eleição direta para prefeito das capitais, após o golpe de 64

O texto é de Vanderlei Rebelo, do blog Paraná Político.

Os dinossauros da política talvez tenham lembrado de José Richa ao ver o governador Ratinho Júnior (PSD) se licenciar do cargo ontem para apoiar seus candidatos nas eleições de domingo.

Na primeira eleição pelo voto direto para a Prefeitura de Curitiba pós-ditadura militar, realizada em 15 de novembro de 1985, Richa se afastou do cargo de governador por 15 dias e foi às ruas pedir votos para seu candidato, o deputado estadual Roberto Requião (PMDB).

Richa começava o dia às 6 da manhã nos terminais de transporte público, onde falava com os passageiros e lhes pedia o voto em Requião, que comia poeira atrás do ex-prefeito Jaime Lerner, candidato do PDT, nas pesquisas eleitorais.

Já era novembro, mas ainda fazia frio de manhã cedo naquela Curitiba pré-mudança climática. Ele saía de casa com uma surrada jaqueta de couro marrom. E preferia ir sem assessores, mas se os aspones fossem inevitáveis, que mantivessem distância.

Richa não discursava, conversava com as pessoas. Buscava convencer pelo tom ameno da fala, no seu jeito bonachão. O feio narigão desarranjado num acidente de carro parece que mais o aproximava das pessoas.

Richa virou a disputa em favor de Requião, na eleição de prefeito mais polarizada da cidade. E graças a ele, Requião venceu a eleição contra o melhor prefeito que Curitiba já teve em todas as épocas. Alguns anos depois, Richa afirmou ao autor deste blog que havia cometido um erro em 1985, mas que não havia sentido em se arrepender. Fizera o que acreditava que deveria ser feito naquele momento.

 

Compartilhe

Uma resposta

  1. Não foi bem assim. Richa, pai, no auge, ajudou. E muito. Mas o que ganhou mesmo a eleição em Curitiba, foi o PMDB que, à época, era um partido com muitos filiados, bem ativos, em Curitiba. Trabalharam muito, os peemedebistas, e Requião tinha um discurso sumamente identificado com os peemedebistas da capital. E foi, também, a primeira eleição disputará por por Jayme Lerner, sem qualquer exoperiemcia eleitoral. Cometeu inúmeros equívocos, o que, igualmente, facilitou a vitória de Requião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • bio

    © 2021. Todos direitos reservados a OgazeteirO. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

    Participe do nosso grupo de WhatsApp