Usuários do transporte público municipal de Curitiba que receberem cobranças indevidas em seus cartões de débito ou crédito relacionadas a passagens de ônibus, ou tiverem seu cartão-transporte bloqueado indevidamente, podem entrar em contato e relatar a situação ao Ministério Público do Paraná. O alerta é da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba, que possui procedimento específico para acompanhar junto à Urbanização de Curitiba S.A (Urbs) as condições do serviço oferecido, bem como as providências adotadas pela empresa para a resolução de uma série de problemas apontados por usuários.
O procedimento instaurado pelo Ministério Público decorre do recebimento de queixas de usuários relacionadas as duas situações: bloqueio do cartão-transporte e cobranças indevidas. Dados da Central de Atendimento 156, da Prefeitura Municipal de Curitiba, citados pela Promotoria de Justiça na medida administrativa, apontam que as reclamações de usuários em relação a bloqueios no cartão-transporte é um dos 10 temas mais recorrentes, sendo registrada 3.241 reclamações no último mês – um aumento de 16,45% em comparação à abril deste ano.
A orientação da Promotoria de Justiça – para que os usuários que se sentirem lesados quanto a essas questões relatem-nas ao Ministério Público – deve-se à necessidade de dimensionamento do problema atualmente. A Urbs já foi oficiada anteriormente para a adoção de providências e prestação de informações sobre a situação, mas ainda restaram, na avaliação da Promotoria de Justiça, alguns aspectos que precisam de esclarecimentos.
Como encaminhar – A orientação da Promotoria de Justiça é de que as reclamações sejam encaminhadas com a respectiva documentação relacionada para o e-mail curitiba.consumidor@mppr.mp.br. Eventuais dúvidas podem ser sanadas pelo telefone (41) 3250-4912.