Retirando dez ônibus do sistema, disse Almeida, foi possível rever o custo da quilometragem, que baixou de R$ 8,67 em setembro de 2016 para R$ 7,08 atualmente. O valor do contrato de limpeza caiu de R$ 359 mil mensais para R$ 57 mil. “Com todas as adequações, o custo do sistema caiu em R$ 30 milhões e também repensamos a existência de uma empresa pública para gerenciar esse sistema e decidimos extinguir a CMTC (Companhia Municipal de Transporte Coletivo), que tinha um custo de R$ 8,5 milhões por ano.”
Foi todo esse enxugamento de despesas, disse Almeida, que possibilitou, neste ano, reduzir a tarifa de R$ 4,25 – mesmo valor cobrado pelo transporte público em Curitiba – para R$ 2,90. Além da redução tarifária, os 135 mil habitantes da cidade têm garantida a passagem gratuita aos domingos, desde que utilizem o bilhete eletrônico. Nos dias úteis, o sistema garante gratuidade a estudantes de escolas públicas desde a educação infantil até o ensino médio e mães que têm filhos estudando em instituições longe de casa também não pagam a passagem para se deslocar quando vão levar e buscar as crianças na escola. Idosos e deficientes físicos e portadores de doenças crônicas também têm isenção total, estendida aos acompanhantes.
GUARAPUAVA
Em Guarapuava (Centro), o reajuste que entra em vigor No próximo dia 8 elevou a tarifa de R$ 3 para R$ 3,10, aumento de 3,3%. Entre as principais cidades do Estado, Guarapuava é o município com a passagem de ônibus mais barata. Segundo o gerente do setor de Tráfego e Transportes da Setran (Secretaria Municipal de Trânsito), Adalberto Campos, o que pesou mais sobre o preço da nova tarifa foram os itens derivados de petróleo, como pneus e combustível. “A gente trabalha com o número bem no limite, estamos conseguindo segurar o aumento e aplicar somente o reajuste inflacionário, que é obrigação contratual”, disse o gerente.
Campos ressaltou ainda que ao contrário do que acontece em outros municípios, o sistema de transporte público de Guarapuava não sofre concorrência com outros meios de transporte, como serviço de transporte por aplicativo, mototáxi e vans. “Não temos outro transporte, então não tivemos a migração de passageiros.”
Em Guarapuava, o valor de R$ 3,10 da tarifa viabiliza a manutenção da gratuidade do transporte para idosos e pessoas com deficiência e 50% para estudantes. A administração também criou o Educard, que oferece aos alunos de escolas públicas das redes municipal e estadual quatro viagens diárias por R$ 1.
OESTE E NOROESTE
Em Cascavel (Oeste), um decreto assinado pelo prefeito na quarta-feira (3) estabeleceu um reajuste de R$ 0,10 no valor da tarifa, que passará a custar R$ 3,65 a partir do dia 11 de janeiro. O presidente da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito), Alsir Pelissaro, explicou que os 2,81% de reajuste foram calculados com base nos custos do transporte que, apesar da alta nos derivados do petróleo, houve uma compensação devido a queda de 1,0697% em um dos índices que compõem o sistema nacional de transportes. “A mão de obra também teve um reflexo menor nos custos do sistema porque o reajuste dos salários dos funcionários subiu menos no ano passado. Fechando tudo isso aí, chegamos ao valor do reajuste”, destacou Pelissaro. “Desde o ano passado eu vinha discutindo que o importante não é subir R$ 0,10, R$ 0,20 ou R$ 0,30, mas recuperar os passageiros e ter mais pessoas andando de ônibus. Em 2017, o número de passageiros cresceu 0,03%, o que não é muito, mas já ajuda.” Em Cascavel, 1,280 milhão de pessoas utilizam o transporte coletivo ao longo de um ano.
No município de Paranavaí (Noroeste), um decreto assinado na última semana de dezembro garantiu o reajuste, que determina valores diferentes de acordo com a forma de pagamento. A tarifa sobe de R$ 3,40 para R$ 3,45 para pagamento com cartão e R$ 3,55 para pagamento em dinheiro – aumento de 4,41%.