O Museu de História Natural do Capão da Imbuia completou, nesta segunda-feira (14/8), 60 anos de fundação. O aniversário foi celebrado com homenagens aos servidores que marcaram a história do local e também o lançamento da edição impressa do livro Inventário da Fauna de Curitiba.
“O Museu que temos hoje é um patrimônio de memória relevante nacionalmente, além de ser um espaço de pesquisa e de conservação ambiental, fruto de seis décadas de trabalho desses profissionais que estamos homenageando hoje”, diz a chefe do Museu, Patricia Weckerlin e Silva.
Profissionais gratos
A gratidão apresentada aos servidores do museu é recíproca e os homenageados elogiam o desenvolvimento do qual fizeram parte.
Fernando Sedor, 62 anos, é biólogo e atua como coordenador no Museu de Ciências Naturais da Universidade Federal do Paraná. A jornada profissional de Fernando iniciou como estagiário no Museu de História Natural, ainda na década de 1980, mas ele nunca perdeu o vínculo com o local. “O trabalho desenvolvido aqui tem relevância nacional e é um privilégio ter feito parte disso”, comenta o biólogo.
Além dos pesquisadores, o Museu é feito por muitos servidores. A cozinheira e auxiliar de serviços Rosa de Lima, de 69 anos, passou os últimos 28 anos e 6 meses trabalhando no museu e não tem vontade de parar. “Eu aprendi muito trabalhando aqui, quando eu entrei aqui era muito diferente e eu pude presenciar o museu melhorando diariamente”, relata Rosa.
Inventário da Fauna de Curitiba
O evento de comemoração de aniversário contou com o lançamento da edição impressa do Inventário da Fauna de Curitiba, trabalho desenvolvido em uma parceria da Prefeitura de Curitiba com o Museu de História Natural do Capão da Imbuia. O livro conta com edição do pesquisador Fernando Costa Straube, além da participação de 100 pesquisadores vinculados a mais de 70 instituições nacionais e internacionais.
Cópias do livro serão entregues para todas as escolas da rede municipal de ensino. A versão digital está disponível para toda a população, CLIQUE AQUI para fazer o download.
Inspiração para futuras gerações
O Museu, além de pesquisa, também é importante para a aprendizagem das crianças que o visitam para conhecer de perto a fauna paranaense.
José Pedro Zgoda Mitoso, de 8 anos, é um grande apreciador do espaço, e visita o local com sua mãe toda semana. José faz parte do espectro autista e encontrou no museu um espaço para aprender mais sobre seu principal interesse: os animais.
O Inventário o inspirou a criar seu próprio livro, que deve ser publicado com ajuda de sua mãe, Karin Christine Zgoda. “O Museu é meu segundo lugar favorito no mundo, só depois do Zoológico, eu venho fazer pesquisa pro meu livro, que é para que outras crianças também aprendam mais sobre os animais”, disse Mitoso.
Serviço: Museu de História Natural do Capão da Imbuia
Endereço: Rua Benedito Conceição nº 407 – Capão da Imbuia
Horários de visitação: 9h às 16h45, de terça a domingo
Telefones para agendamento de visita guiada: (41) 3313-5481 / 3313-5584