O Crea-PR divulgou os escolhidos para o Prêmio Destaque Profissional deste ano. São 23 profissionais do Estado que receberão a premiação, durante o 49º Encontro Paranaense de Entidades de Classe (EPEC), que acontece em Foz do Iguaçu, nos dias 25, 26 e 27 de outubro. Distribuídos entre as categorias de Educador Destaque, Carreira Destaque e Profissional Destaque, eles serão homenageados por sua atuação profissional referência em suas regiões.
Ulisses Pereira Rosa Borges é Engenheiro Eletricista, atua na área de prevenção e combate a incêndio. Também é professor concursado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Cornélio Procópio, nas áreas de subestações industriais, instalações elétricas prediais e industriais. Ele será homenageado na categoria Educador Destaque.
Para ele, a missão de ser reconhecido neste prêmio é motivo de orgulho e prazer. “Quando um professor amigo me falou sobre minha indicação, já naquele momento, foi uma surpresa muito gratificante. Passou em minha mente mais uma confirmação que vale e valeu a pena ser professor”.
Ele conta que a trajetória de preparação para ser professor começou ainda na adolescência. “Nunca fui egoísta e gostava de transmitir o que aprendia. Até que um dia, em meu primeiro emprego como Engenheiro, fui convidado a dar aula em um curso técnico de açúcar e álcool. Quase desisti. No primeiro dia em que entrei em sala de aula e comecei a ensinar, entendi que aquele era o meu lugar”, completa.
Já o Engenheiro Civil Vicente Nadal Neto será homenageado na categoria Carreira Destaque. Formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em 1992, o profissional atua desde 2004 como um dos responsáveis técnicos de uma empresa da cidade. Com seu trabalho, contribuiu com as questões sobre saneamento básico, especialmente em Ponta Grossa. Já participou ativamente em diversos projetos de licenciamento, foi responsável técnico pela operação do aterro sanitário de Londrina, nos anos de 2017 e 2018. É associado da AEAPG, compôs a diretoria executiva e a vice-presidência. Foi Conselheiro do Crea-PR (suplente), de 2016 a 2018, entre outras atuações.
“Recebo a premiação com muita satisfação e profundo agradecimento à minha entidade de classe, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa (AEAPG), em especial ao nosso presidente, José Felipe, que, em reunião de diretoria propôs a minha indicação”, comenta.
Na categoria Profissional Destaque, um dos premiados será o Engenheiro Civil, Engenheiro de Segurança e corretor Sérgio Dacorregio, que atua profissionalmente em Guarapuava com a elaboração de projetos residenciais, comerciais e industriais, possui um escritório especializado em projetos e atua na assessoria imobiliária.
Revelando-se muito feliz com a indicação, Sérgio aponta a conquista como uma surpresa agradável. “Atuando na mesma área que eu, existem muitos colegas que admiro e considero excelentes profissionais. Assim, com a premiação, sinto que estou equalizado com eles e isso me traz muita honra e felicidade”, admite.
Larissa Jagnez receberá o prêmio Educador Destaque. Ela é Engenheira Civil, especialista em Engenharia de Segurança Contra Incêndio e Pânico. É professora e coordenadora do curso de Engenharia Civil na UGV Centro Universitário, em União da Vitória.
Para Larissa, a conquista do Prêmio é vista como gratificante. “Ser docente é bastante desafiador e, ao mesmo tempo, é muito recompensador acompanhar a evolução dos alunos e o crescimento ao longo do curso”, aponta.
Na categoria Carreira Destaque, Daniel Macedo Neto, Engenheiro ambiental, Doutor em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental (UFPR), sócio e diretor de projetos da Ambiotech Consultoria, empresa que atua no segmento de licenciamento ambiental de empreendimentos de infraestrutura.
Por não se considerar um profissional muito conhecido na capital do Estado, onde morou por 12 anos, tão pouco em sua cidade natal Guarapuava, onde reside há 7 anos, Daniel considera o prêmio uma surpresa gratificante. “Significa um marco relevante em minha trajetória de trabalho, além de um reconhecimento honroso de colegas profissionais locais que compõem o sistema CONFEA/CREA”, pondera.
O Engenheiro Agrônomo Paulo Antonio Borghi será o premiado na categoria Carreira Destaque. Proprietário da empresa Planar Projetos Agronômicos, ele presta serviços de consultoria às atividades agrícolas, pecuárias e serviços de topografia.
“Comecei a carreira ainda durante o curso de Agronomia, na Universidade Estadual de Maringá [UEM] onde fazia estágio. Depois fui para o mercado e, de 1996 para cá, sou empresário, desenvolvendo atividades correlatas à agropecuária. Destaco o quanto aprendi nas profissões, a interação com os profissionais e leigos, a aptidão para trabalhar com a topografia, beneficiando o cliente e o crescimento da minha empresa e profissão. Meu sentimento é de dever cumprido e de gratidão por contribuir com o crescimento de produtores rurais e de empresários que buscam a diversidade”, declara.
Outra premiada na categoria Carreira Destaque é Liliana Franco Affonso, que é Engenheira Química, especialista em Gestão de Qualidade. Já foi inspetora por diversas vezes no Crea-PR e diretora da Associação Platinense de Engenharia Arquitetura e Agronomia.
A engenheira conta que ficou surpresa e lisonjeada ao receber a notícia da homenagem. “Inclusive num ano tão importante pra mim, onde completei 25 anos no exercício da profissão de Engenheira Química, a qual exerço com muito amor. Penso que tive essa grata surpresa por toda minha caminhada e dedicação. Sinto muita gratidão pelo dom que recebi de Deus de poder trabalhar no que mais gosto de fazer”, afirma.
Também Engenheiro Agrônomo graduado pela UEM, João Carlos Testa receberá o reconhecimento na categoria Profissional Destaque. Ele possui experiência em insumos para a produção de soja, milho, café e outras culturas, com atuação em empresas de grande porte e como sócio de empresa do ramo. Além disso, o profissional participa ativamente de forma voluntária de Entidades de Classe.
“Ser proativo no trabalho me gera um sentido de cumprir meu dever. Ser Engenheiro Agrônomo e como proprietário da Celeiro, ter a possibilidade de ser voluntário, me fazem gostar da profissão. Empreendedorismo não exclui voluntariado. A premiação me pegou de surpresa. Vamos continuar trabalhando em prol da sociedade”, diz.
A Engenheira Civil Luci Mercedes de Mori é uma das premiadas na categoria Educador Destaque. Formada pela UEM em 1990, com Mestrado em Engenharia de Produção, Doutorado em Engenharia Civil e Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho. Todo o seu currículo é fundamental para o trabalho que exerce na docência desde 1999. Como Engenheira Civil, ela atuou na área de projetos estruturais e na construção civil. Posteriormente, decidiu seguir a carreira acadêmica. Como docente, ministrou disciplinas para os cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Agronomia, Zootecnia e Arquitetura e Urbanismo, além de cursos de pós-graduação. Além da atuação no ensino, também possui atuação em pesquisa, na área de construção civil e na extensão.
“Sou feliz em desempenhar a minha carreira, por poder ter contribuído para a formação técnica de milhares de profissionais, com muito empenho e dedicação. A homenagem vem como um reconhecimento do esforço empreendido e dos resultados obtidos junto a cada aluno. Sinto-me orgulhosa de estar cumprindo minha missão. Gostaria de agradecer ao Crea pela valorização do engenheiro civil profissional de ensino, afinal, não construímos obras, mas ajudamos a ‘construir’ quem as constroem”, comenta.
Como Profissional Destaque, também receberá o prêmio Maria Clarice de Oliveira Rabelo, que é Engenheira Civil, especialista em engenharia de avaliações de bens e perícias, MBA em Gestão de Negócios da Construção Civil, empresária e vice-presidente do IBAPE/PR, sócia proprietária da empresa Rabelo & Secco Ltda e da MCOR Engenharia Ltda. É professora de graduação e pós-graduação na Faculdade Pitágoras.
A engenheira disse que se sente muito grata a quem votou nela e enfatiza a trajetória profissional percorrida durante 42 anos de graduação. “Tenho trabalhado sempre em execução de obras, procurando agir dentro das normas técnicas, fazendo o melhor possível dentro das limitações. Creio que nem mereço tanto essa homenagem”, diz.
De acordo com ela, a satisfação em andar pelas cidades e observar o fruto do próprio trabalho é emocionante e indescritível. “Quando eu passo pelos prédios e vejo os edifícios nos quais eu participei da criação, da execução, e saber que eles fazem parte da cidade e da vida de centenas de pessoas..Não tem dinheiro no mundo que pague esse sentimento”, finaliza.
Como Educador Destaque, outro premiado é o Engenheiro Florestal Rodrigo Lima, formado em 2007, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). “É uma satisfação imensurável receber o prêmio. Foram muitos anos de dedicação, estudo, trabalho e pesquisa na Engenharia. O maior prêmio é contribuir ativamente na formação dos profissionais da área”, avalia.
Com especialização em Celulose e Papel pela Faculdade de Tecnologia da Indústria (Senai), mestrado em Ciências Florestais pela Unicentro e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), o profissional já atuou como professor e coordenador nos cursos técnicos do Senai, onde também foi professor nos cursos de Tecnologia e Pós-Graduação e coordenador de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Tecnologia da Indústria, campus de Telêmaco Borba, entre outras funções. Atualmente, é coordenador de Pesquisa no Centro Universitário Unifateb, em Telêmaco Borba.
Na categoria Destaque Profissional, o Engenheiro Civil, Diego Spinardi, da cidade de Ponta Grossa. Formado pela UEPG, em 2005, é pós-graduado em Patologia das Obras Civis, bacharel em Direito e CEO da Cidade Nova Construtora.
“É uma grande satisfação ser reconhecido pela nossa classe. Ao longo dos anos, venho me aprimorando cada vez mais para trazer satisfação e excelência em todos os serviços que prestamos. Hoje atuo em todo território nacional atendendo empresas na área de educação através da construção de escolas e faculdades, com obras realizadas desde o Rio Grande do Sul até no Ceará”, pontua.
Para ele, o reconhecimento dá forças para progredir e melhorar ainda mais. “Através da engenharia consegui conquistar todos os meus sonhos e hoje me sinto muito honrado em ser Engenheiro Civil”, afirma.
Abaixo, confira a lista de todos os profissionais homenageados no Prêmio Destaque Profissional 2023 do Crea-PR.
Categoria Educador Destaque
Apucarana: Não houve indicação
Cascavel: Jorge Alberto Gheller
Curitiba: Charles Way Hun Fung
Guarapuava: Larissa Jagnez
Londrina: Ulisses Pereira Rosa Borges
Maringá: Luci Mercedes de Mori
Pato Branco: Alvaro Boson de Castro Faria
Ponta Grossa: Rodrigo Lima
Categoria Carreira Destaque:
Apucarana: Ivo Gilberto Martins
Cascavel: Ricardo Nied
Curitiba: Nelson Luiz Gomez
Guarapuava: Daniel Macedo Neto
Londrina: Liliana Franco Affonso
Maringá: Paulo Antônio Borghi
Pato Branco: Alceu Luiz Assmann
Ponta Grossa: Vicente Nadal Neto
Categoria Profissional Destaque:
Apucarana: Bruno José Macias Montoro
Cascavel: Mireli Vanessa Fuck Rauber Adachi
Curitiba: Paulo Sergio Peterlini
Guarapuava: Sergio Dacoreggio
Londrina: Maria Clarice de Oliveira
Maringá: João Carlos Testa
Pato Branco: Daniel Damin
Ponta Grossa: Diego Spinardi