Pesquisa divulgada pelo site Poder360 mostra os levantamentos feito pelo Instituto Paraná Pesquisas no estado de São Paulo. Veja os números

PESQUISA.001

A matéria é do site Poder360.

A corrida presidencial em São Paulo, Estado com o maior colégio eleitoral do país (22,4% do total), apresenta 1 empate técnico entre Jair Bolsonaro (PSC) e Geraldo Alckmin (PSDB), segundo levantamento do Paraná Pesquisas, divulgado nesta 4ª feira (28.fev.2018).

Bolsonaro pontua de 22,3% a 23,5% nos 3 cenários testados. O tucano Alckmin tem de 20,1% a 23,2. Como a pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, ocorre o chamado empate técnico entre os 2 candidatos.

É necessário contextualizar esse resultado. Alckmin é paulista, governa o Estado de São Paulo, território comandado pelo PSDB há mais de duas décadas e onde há farta propaganda estatal pró-tucanos. Bolsonaro é do Rio de Janeiro, não tem presença política em São Paulo e se vale apenas do seu discurso da lei e da ordem e das redes sociais.

O levantamento do Paraná Pesquisas foi realizado de 20 a 25 de fevereiro de 2018 no Estado de São Paulo. Foram entrevistadas 2.000 pessoas em 84 cidades paulistas. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº BR-07021/2018.

Mesmo com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) presente como candidato a presidente (situação testada em 1 dos cenários), continua a haver empate na corrida presidencial entre eleitores paulistas. A diferença é que aí se dá 1 empate triplo: Bolsonaro marca 22,3%; Alckmin fica com 20,1% e Lula registra 19,7%.

Eis, a seguir, os 3 cenários testados pelo Paraná Pesquisas:

Lula, como se sabe, foi condenado na 2ª Instância pela Justiça Federal. Em Brasília, nas Cortes Superiores, é dado como certo que o petista será barrado pela Lei da Ficha Limpa e não terá sua candidatura homologada em agosto, quando os políticos precisam registrar seus nomes para concorrer em outubro.

OUTROS PETISTAS

O Paraná Pesquisas também testou como candidatos a presidente o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad e o ex-governador da Bahia Jaques Wagner.

Entre os paulistas, o universo pesquisado, Haddad tem desempenho melhor que Wagner. Mas eles pontuam pouco: 6% e 1,3%, respectivamente.

MARINA, CIRO E OUTROS

A pré-candidata a presidente pela Rede, Marina Silva, pontua 8,8% a 13,3%. Ciro Gomes, no momento no PDT, tem de 5,3% a 7,2%.

Como se pode notar nas tabelas acima neste post, os demais pré-candidatos têm desempenho muito modesto, todos abaixo de 5%.

O ex-presidente Fernando Collor (PTC) chega a, no máximo, 1,5%. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), 1,4%. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (no PSD, mas quase entrando no MDB), tem pontuação máxima de 1%.

OS VOTOS DE LULA EM SÃO PAULO

O levantamento do Paraná Pesquisas mostra como é a transferência de votos de Lula para outros candidatos quando o petista não está colocado na lista de nomes.

No caso do eleitorado paulista, que foi o alvo desta pesquisa, o maior percentual do voto lulista não vai para ninguém. Nos 2 cenários sem Lula, 25,1% e 22,2% dizem que não querem escolher nenhum dos nomes listados.

Entre os 2 petistas testados em São Paulo, o que mais herda apoio de Lula é o ex-prefeito Haddad. Ele fica com 20,9% dos votos lulistas, quase o mesmo percentual obtido por Marina Silva (19,3%).

Mas Marina Silva fica com o maior naco dos lulistas no cenário em que o PT apresenta Jaques Wagner como candidato. Entre os eleitores de São Paulo, Marina teria 22,4% dos votos de Lula. Wagner herda apenas 5,9%.

Eis a seguir duas tabelas que mostram os percentuais dos votos de Lula que vão para cada candidato nos cenários testados em São Paulo:

TEMER: REJEITADO POR 81,7

O presidente Michel Temer não é bem visto pelos eleitores do seu Estado natal (ele nasceu na cidade de Tietê): 81,7% dos paulistas desaprovam a administração federal.

As maiores taxas de rejeição de Temer estão entre os eleitores paulistas com ensino médio (85%) e os na faixa de 35 a 44 anos (84,7%).

———————-

PUBLICADO AOS 28/02/18, ÀS 09:47

FOTO/ILUSTRATIVA

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • bio

    © 2021. Todos direitos reservados a OgazeteirO. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

    Participe do nosso grupo de WhatsApp