Pesquisa: MP-PR revela que de cada 10 estudantes de ensino médio, menos de 4 se interessam por política

pesquisa.001

O gazeteiro Rafael Neves, leia-se o jornal Metro Curitiba, informa que o Ministério Púbico do Paraná (MP-PR) revelou, em pesquisa, que de cada 10 estudantes de ensino médio da rede estadual do Paraná, menos de 4 se interessam por política. Os resultados são parte de um trabalho do programa Geração Atitude, um trabalho do MP em parceria com o Executivo, o Legislativo e o Judiciário do Estado. O programa tem o objetivo de fomentar “a formação cidadã dos estudantes, promovendo a cidadania, a participação social e o protagonismo juvenil”.

Feito em outubro do ano passado, com 10.952 alunos de ensino médio de 176 escolas públicas do Paraná, o levantamento revelou que 37,7% dos entrevistados disseram ter interesse na política.

Para os coordenadores do programa, é um sinal de que a escola não tem conseguido passar aos adolescentes, em sala de aula, noções sobre as instituições e a motivação para se engajar politicamente e fiscalizar o poder público, por exemplo.

“Na nossa visão, não é preciso incluir disciplinas específicas que incentivem a atuação política dos jovens, basta incluir isso no cotidiano”, avalia o promotor de Justiça Eduardo Cambi, coordenador do programa. “Você poderia fazer uma boa aula de matemática usando o portal da transparência do município. Quanto o prefeito está gastando nesse evento? Será que o preço está compatível com a realidade? Será que não daria para investir a verba em outra coisa?”, exemplifica Cambi.

Em suas visitas às escolas, o promotor diz ter percebido uma tendência: quanto mais engajados na vida comunitária são os alunos e seus pais, mais organizadas e eficientes costumam ser as escolas.

“A gente viu esse contraste bem claro nas periferias de algumas cidades. Em um lugar tínhamos uma escola funcionando bem, em que as decisões são feitas em prol do espaço e das pessoas, e a poucos metros dali outra escola onde isso não acontece e a escola vive clima de guerra, paredes pichadas, material deteriorado. A preocupação com a coisa pública faz a diferença”, conta o promotor.

Outros resultados Cambi se disse decepcionado com alguns outros números tirados da pesquisa. Apenas 5,54% dos alunos declararam participar ativamente de grêmios estudantis, 16,25% disseram se interessar pela eleição dos diretores das escolas, somente 1,66% dos entrevistados já participaram de audiências públicas, 2,79% atuam em ONGs e 5,90% já estiveram em uma manifestação de rua.

“Os jovens querem mudar a realidade, mas acabam, por falta de conhecimento, se engajando pouco nas questões políticas”, avalia o promotor.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • bio

    © 2021. Todos direitos reservados a OgazeteirO. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

    Participe do nosso grupo de WhatsApp