cultura ctba

A cultura da “Nossa Curitiba”

A Fundação Cultural de Curitiba contrata 76,5% dos artistas credenciados em editais e lança
em caráter inédito, em setembro de 2022, editais de credenciamento de artistas de teatro, dança, música e artes visuais para formar um banco de prestadores de serviço nessas áreas e para contratação e atuação em espetáculos e eventos promovidos pela Prefeitura. A iniciativa deu certo: dos 290 profissionais que se credenciaram nesse período, 222 (76,5%) foram contratados ao menos uma vez.

A iniciativa deu certo: dos 290 profissionais que se credenciaram nesse período, 222 (76,5%) foram contratados ao menos uma vez.

De acordo com o diretor de Ação Cultural da FCC, Edson Bueno, os números mostram o acerto da iniciativa, que ofereceu oportunidades de trabalho para atores, músicos, dançarinos, diretores de produção, assistentes de direção, contrarregras, grupos de teatro, companhias de dança e bandas. “Com o credenciamento, as contratações podem ser feitas de forma ágil, democrática e transparente”, afirma Bueno.

A proposta conta com a aprovação dos artistas. O diretor do grupo cênico-musical Tupi Pererê, Guga Cidral, concorda que os editais tornaram as convocações mais democráticas e vieram num momento em que as companhias precisavam de apoio.

“Vejo que esse modelo beneficia várias companhias, dando oportunidade de trabalho para mais artistas. Isso no pós-pandemia só ajudou”, disse Cidral, que participou das festividades do Natal e recentemente das comemorações do aniversário da cidade com apresentações em todas as regionais.

A Fundação Cultural produz espetáculos, encenações e ações culturais durante todo o ano. A Oficina de Música, o Natal de Luz, o carnaval, o aniversário de Curitiba, as comemorações da Independência e outras programações do calendário sempre demandam profissionais dessas áreas.

Na dança

Na área de dança, dos 73 inscritos, 60 (90%) já foram requisitados.

A produtora cultural Emirena Telles foi contratada para atuar na produção do balé Quebra-Nozes, apresentado na última edição do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais. Nesta montagem, trabalhou com a estrela do balé Ana Botafogo, que, satisfeita com o trabalho de Emirena, chamou-a para a produção de Dom Quixote, apresentado na última semana no Teatro Guaíra.

“A proposta do edital é sensacional. Temos segurança em receber os cachês, temos uma estrutura de apoio e nosso trabalho se torna uma vitrine que abre portas para outras possibilidades”, afirma Emirena, que atua há 25 anos na produção de eventos culturais.

No teatro

Na área de teatro, dos 174 credenciados, 150 (86%) já foram chamados para atuar nas montagens da FCC. O ator Luciano Maccio, que interpretou personagens como o desbravador Gabriel de Lara no Auto da Fundação de Curitiba, encenado em todas as regionais no aniversário da cidade, destaca as vantagens do credenciamento.

“Ele mostra o comprometimento da Fundação Cultural com os profissionais da área, possibilita que novos atores participem das produções e permite que tenhamos uma estabilidade financeira”, avalia Maccio, ator profissional há seis anos.

A opinião é compartilhada pela atriz Ingrid Bozza, que atua profissionalmente há 19 anos e, desde 2018, representa a personagem Maria nas diversas encenações natalinas promovidas pela Prefeitura desde 2017. “Achei incrível a proposta de realizar o credenciamento de artistas. Muitos amigos queriam participar e agora tiveram oportunidade”, disse Ingrid.

Na área de música, estão inscritos 28 cantores duos, trios, quartetos, bandas e corais, sendo que 12 (60%) já foram contratados.

Análise técnica

Os editais permanecerão abertos para inscrição por um ano, a partir da data de publicação (setembro de 2022). O cadastro de cada artista terá validade de dois anos a partir da sua aprovação, período em que os participantes poderão ser chamados pela Fundação Cultural de Curitiba para eventual contratação.

Antes de estarem formalmente credenciados, os interessados passam por avaliação de uma comissão especial, que faz a análise técnica da documentação e o julgamento de aptidão dos inscritos. Para estarem aptos à convocação, os participantes devem atingir uma pontuação mínima em critérios como currículo, portfólio, performance cênica, habilidades multidisciplinares, tempo de registro profissional, entre outros. Os artistas e grupos interessados podem fazer as INSCRIÇÕES AQUI.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • bio

    © 2021. Todos direitos reservados a OgazeteirO. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

    Participe do nosso grupo de WhatsApp