Alep “volta ao batente” no próximo dia 5

alep 2

Deputados e deputadas estaduais retornam às atividades plenárias na segunda-feira, 5 de fevereiro, na Assembleia Legislativa do Paraná, após o recesso parlamentar. Conforme previsto na Constituição do Estado, a sessão inaugural de cada ano legislativo é marcada pelo recebimento e apresentação da mensagem do Poder Executivo, com conteúdo que trata da situação do Estado e aponta medidas de interesse do governo.

A reabertura dos trabalhos, será às 14h30 e a primeira reunião ordinária do ano ainda não contará com a Ordem do Dia, ou seja, com a votação de projetos de lei, o que deve ocorrer no dia 6.

Com o fim da pausa regimental, o parlamento também reabre a agenda das reuniões das comissões permanentes e temáticas, sessões solenes e audiências públicas.

Produção

A atividade do próximo dia 5 marca o início da segunda sessão legislativa da 20ª Legislatura, que começou com uma produção intensa em 2023, quando a Assembleia Legislativa do Paraná bateu recorde de projetos apresentados: Foram protocolados 1.059 projetos de lei ordinária, 14 projetos de lei complementar; 10 projetos de resolução; 6 projetos de decreto legislativo; 2 propostas de emenda à Constituição, além de 3.393 entre proposições de autoria dos deputados estaduais, do Poder Executivo, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), do Ministério Público do Paraná (MP-PR) e da Defensoria Pública.

Entre as votações, projetos primordiais para o Paraná, como o Plano Plurianual e a Lei Orçamentária Anual que ditam o planejamento e a aplicação dos recursos no Estado.

Além disso, a casa de Leis realizou 123 sessões ordinárias e 27 sessões extraordinárias. Também foram promovidas 61 sessões solenes e 89 audiências públicas com o debate de temas importantes para a sociedade e o reconhecimento a personalidades ou entidades com relevantes serviços prestados à comunidade paranaense.

Transmissão

A solenidade de instalação dos trabalhos parlamentares da Assembleia Legislativa é aberta ao público e à imprensa. A sessão será transmitida ao vivo e pode ser acompanhada a partir das 14h30, pela TV Assembleia, por meio do canal 10.2, em TV aberta, e no canal 16, da Claro/NET. O conteúdo também pode ser acessado pelo canal do Youtube do Legislativo.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • bio

    © 2021. Todos direitos reservados a OgazeteirO. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

    Participe do nosso grupo de WhatsApp