Avança iniciativa para identificar e atender estudantes com altas habilidades e superdotação no Paraná

evandro araujo

Altas habilidades e superdotação

Avança iniciativa para identificar e atender estudantes com altas habilidades e superdotação no Paraná.
O projeto é de autoria do dep. Evandro Araújo (PSD), foi aprovado em dois turnos nas sessões plenárias realizadas nesta terça-feira (10/10)

O desenvolvimento das potencialidades de estudantes com altas habilidades e superdotação na rede pública de ensino do Paraná é o foco do projeto de lei que avançou na Assembleia Legislativa do Paraná. A proposta passou em segunda e terceira discussão em duas sessões plenárias ordinárias realizadas nesta terça-feira (10).

A iniciativa 564/2021 é do deputado Evandro Araújo (PSD) e entre as medidas estão a capacitação de profissionais da rede de ensino pública para identificar e atender alunos superdotados desde a educação infantil até o ensino médio, além de promover o encaminhamento para atendimento dos educandos em ambiente apropriado para o desenvolvimento de suas múltiplas potencialidades.

Segundo o parlamentar, é fundamental que as iniciativas incluam ações conjuntas entre a escola e a família a fim de promover o pleno desenvolvimento não só intelectual, mas emocional do aluno superdotado na perspectiva de uma educação inclusiva.

Um substitutivo geral foi construído pelo próprio autor a partir das contribuições colhidas em audiência pública sobre o tema, em março deste ano. No evento, especialistas e familiares relataram as dificuldades enfrentadas no atendimento e nas ações para o desenvolvimento dessas de crianças e jovens com altas habilidades.

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