Pré-candidato a prefeito, Zeca Dirceu quer Tarifa Zero no transporte urbano de Curitiba

zeca dirceu

O deputado Zeca Dirceu (PT), pré-candidato a prefeito de Curitiba, disse neste sábado, 27, que vai trabalhar junto com os partidos que compõem a Frente Ampla (PT, PCdoB, PV, PDT e PSB) na formatação de um plano de governo para a capital paranaense e já aponta algumas propostas que vai defender na campanha eleitoral de outubro. A que tem mais visibilidade neste momento é a implantação da Tarifa Zero no sistema de transporte urbano da capital paranaense e que se pode estender nas ligações com as cidades da região metropolitana.

“O debate sobre a tarifa zero já está bem avançado na Câmara de Vereadores. O vereador Angelo Vanhoni é relator de uma comissão criada para estudar a proposta. A prefeitura já paga R$ 200 milhões de subsídios por ano e aponta a necessidade de R$ 1 bilhão. A tarifa pode ser implantada de forma gradual, por dias da semanas ou por segmento”, disse Zeca Dirceu que integra na Câmara dos Deputados a Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero.

Em Curitiba, diz ainda Zeca Dirceu, a pandemia reduziu o volume de passageiros a 76,4 milhões em 2020. Em 2019, a média era de 203 milhões de usuários. O número de passagens subiu em 2022 para 150,1 milhões, mas ainda longe da média do período pré-pandêmico. “Curitiba perdeu 28% dos usuários em função de um conjunto de fatores: aplicativos de transporte, desgaste do sistema, estímulo ao transporte individual e tarifa cada vez mais salgada”.

“A tarifa zero pode se tornar uma ferramenta real de combate às desigualdades sociais já que o transporte público se tornou um bem básico, como a saúde e a educação, sendo necessário a participação da União, estados e municípios no custeio e manutenção dos sistemas”, aponta Zeca Dirceu.

Mais propostas

Além da Tarifa Zero, Zeca Dirceu argumenta ainda que o PT tem uma grande experiência e uma série de programas como o Orçamento Participativo de referência nacional nas administrações municipais. “Temos que avançar em áreas como habitação, saúde, educação integral e o combate à crescente desigualdade que empurra milhares de famílias para as periferias das cidades e áreas de riscos. Em Curitiba, não é diferente e o governo municipal tem que ser mais atuante neste sentido”, disse.

“Agora, todos os programas federais exitosos, como o Minha Casa, Minha Vida, Mais Médico, Farmácia Popular, têm que ganhar versões municipais. Em outro flanco, como o setor produtivo, podemos criar um ambiente de negócios mais verde e sustentável, com mais empregos e melhores salários em áreas como tecnologia e inovação, trazendo mais uma referência para Curitiba das que a capital dos paranaenses tem exemplos e projetos bem sucedidos”, completa.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • bio

    © 2021. Todos direitos reservados a OgazeteirO. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

    Participe do nosso grupo de WhatsApp