Exibidão é só sorrisos.
No Dia das Reservas Particulares de Patrimônio Natural, Curitiba tem motivos para comemorar.
É a capital com maior patrimônio natural no Brasil, com 60 Reservas Particulares de Patrimônio Natural Municipal

exibidão

Exibidão é só sorrisos

No Dia das Reservas Particulares de Patrimônio Natural, Curitiba tem motivos para comemorar. É a capital com maior patrimônio natural no Brasil, com 60 Reservas Particulares de Patrimônio Natural Municipal

 

Nesta quarta-feira (31/1) é comemorado o Dia Nacional das Reservas Particulares de Patrimônio Natural, instituído pelo Congresso Nacional em 2017. Curitiba tem motivos para comemorar. É a capital com maior patrimônio natural no Brasil, com 60 Reservas Particulares de Patrimônio Natural Municipal (RPPNM), de acordo com a Confederação Nacional de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (CNRPPN).

“Quero destacar a importância das RPPNMs, porque as reservas particulares são um ato voluntário dos proprietários e significa que essas áreas serão preservadas para sempre. Curitiba, além de ser a cidade com maior número de RPPNMs do Brasil, é uma das mais verdes no mundo, isso é um grande orgulho. Isso ajuda a preservar a biodiversidade da cidade, não só a flora como também a fauna”, afirma a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias.

Ao todo, as 60 RPPNMs de Curitiba ocupam 792.431 m² de áreas verdes particulares. Somente nesta gestão do prefeito Rafael Greca, desde 2017, foram criadas 43 reservas, que totalizam 632.472,61 m² de áreas preservadas.

O que é uma RPPNM

As Reservas Particulares de Patrimônio Natural são um tipo de Unidade de Conservação criada por proprietários de terras para preservar a biodiversidade de espaços privados.

Os donos desses locais têm o compromisso de manejar recursos naturais, proteger a natureza e os recursos hídricos e ajudar no desenvolvimento de pesquisas científicas, na manutenção do equilíbrio climático e ecológico, além de executar outros serviços ambientais, como proteger a biodiversidade.

Como uma área verde vira RPPNM

A conservação e a preservação do patrimônio natural têm grande influência na manutenção da biodiversidade, no sequestro de carbono, no equilíbrio do microclima e na proteção dos recursos hídricos. A transformação de uma área em RPPNM é um ato voluntário do proprietário e de sua família, em prol da conservação e da preservação da área verde para as presentes e futuras gerações.

  • VEJA AQUI a documentação necessária e orientações para criação de uma RPPNM

A primeira RPPNM de Curitiba foi a Cascatinha, instituída em 27 de março de 2007.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • bio

    © 2021. Todos direitos reservados a OgazeteirO. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

    Participe do nosso grupo de WhatsApp