Itaipu estreita relações com instituições brasileiras de pesquisa e desenvolvimento

Nos dias 28 e 29 de agosto, o diretor administrativo da Itaipu, Iggor Gomes Rocha, participou de reuniões em importantes instituições de pesquisa do Brasil para alinhar ações em parceria com a Binacional. A atual gestão da Itaipu busca, como diretriz, tomar decisões cada vez mais baseadas em dados, e por isso tem estreitado relações com diversas instituições de pesquisa e universidades.

No dia 28, Rocha, acompanhado do superintendente da Universidade Corporativa Itaipu, Ariel Scheffer, foi conhecer as atividades da Nova Universidade Petrobras, centro de formação e qualificação para empregados da companhia, no Rio de Janeiro (RJ). Eles foram recebidos pelo coordenador didático da Academia de Liderança e Competências da Petrobras, Cyro Barretto.

As duas instituições, Itaipu e Petrobras, ajustaram a realização de um workshop, ainda em 2023, na sede da Binacional, com universidades corporativas de outras empresas para troca de experiências e debate sobre os grandes desafios que enfrentam, como a gestão do conhecimento intergeracional e a criação de regras mais eficazes de incentivo à produção acadêmica de empregados.

Já no dia 29, também no Rio de Janeiro, o diretor se encontrou com o corpo diretivo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição nacional de pesquisa e desenvolvimento em medicina e ciências biológicas, vinculada ao Ministério da Saúde. Segundo o novo presidente da instituição, Mario Moreira, doutor em Políticas Públicas pela UFPR, “a Fiozcruz possui diversos projetos de integração de unidades regionais, órgãos nacionais e internacionais da área da saúde”. A entidade realiza reconhecidas capacitações, pesquisas, campanhas, que serão melhor apresentadas em futura visita institucional em Foz do Iguaçu, na sede da Itaipu.

O diretor expressou o interesse em estreitar a relação institucional entre Itaipu e Fiocruz, especialmente em parcerias visando melhoras no Hospital Ministro Costa Cavalcanti, mantido pela Fundação de Saúde Itaiguapy. A Fiocruz, por sua vez, externou o desejo de conhecer as práticas de sustentabilidade da Binacional para implementação em suas unidades.

Estiveram presentes ainda a vice-presidente adjunta de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Priscila Ferraz Conexão, e o chefe do Laboratório de Patologia do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Marcelo Pelajo.

Também no dia 29, no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o diretor administrativo encontrou o recém-empossado presidente da instituição, economista Márcio Pochmann. Participaram da reunião os pesquisadores Denis Maracci Gimenez e Daniel Castro, da equipe do Instituto.

Prestes a completar 90 anos, o IBGE discutiu propostas de cooperação com a Binacional para construção de um centro referencial de pesquisas da América Latina e um programa de bolsas a pesquisadores em áreas de interesse público. Estiveram em pauta também a expansão do conceito de território da IB, os desafios da coleta de dados de povos indígenas etc.

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Em 2022, foi responsável por 8,6% do suprimento de eletricidade do Brasil e 86,3% do Paraguai. A empresa tem como missão “Gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, contribuindo com o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai.”

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • bio

    © 2021. Todos direitos reservados a OgazeteirO. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

    Participe do nosso grupo de WhatsApp