Lançamento do Diário do Clima traz ferramenta para monitorar ações de municípios

A crise climática é um desafio global, mas esse combate começa em nível local. Por isso, é fundamental entender o que as prefeituras têm feito para combater as mudanças do clima – um desafio num país continental como o Brasil, com mais de 5 mil municípios. Facilitar esse monitoramento é o objetivo do Diário do Clima, iniciativa lançada nesta quinta-feira (31/08/23) que foi construída de forma coletiva por seis organizações de transparência e jornalismo ambiental, entre elas ((o))eco. A ferramenta permite monitorar atos legislativos e ações relacionadas ao clima e ao meio ambiente através dos dados das edições dos diários oficiais de mais de cem municípios do Brasil, sendo 25 na Amazônia Legal. Isso inclui dados sobre o uso e a ocupação do solo, planos de ação para mitigação e adaptação às mudanças do clima, redução de emissão de poluentes e a proteção da biodiversidade.

Diário do Clima funciona conectado a uma plataforma de código aberto – o Querido Diário, que já disponibiliza dados das edições dos diários oficiais de 102 municípios do Brasil – e pode ser acessada para que jornalistas, pesquisadores, ativistas e sociedade civil consigam monitorar o que as prefeituras têm feito para combater a crise climática. Por meio da filtragem dos dados, que seleciona os assuntos relacionados ao clima e meio ambiente, a ferramenta captura e categoriza, diariamente, os atos e normativas governamentais publicados. Além disso, a plataforma permite que os usuários recebam alertas sempre que houver publicações no diário oficial relacionadas a determinado interesse.

“As grandes discussões sobre a emergência climática e a proteção do meio ambiente podem até acontecer em uma esfera global, mas diariamente as prefeituras municipais tomam decisões que afetam o combate às suas consequências em âmbito local. Acompanhar e reportar isso é papel do jornalista, mas em um país das dimensões do Brasil, com seus desertos de notícias, esse trabalho nem sempre é possível ou fácil. Imagina ter que ler diariamente os diários oficiais de todas as prefeituras do Brasil? O Diário do Clima agrega essas informações e permite que jornalistas, pesquisadores e toda a sociedade civil possam monitorar e receber alertas quando o poder municipal tomar decisões que possam ter impacto sobre o clima e o meio ambiente”, destaca Paulo André Vieira, diretor executivo de ((o))eco.

A plataforma foi lançada oficialmente em Belém, durante o Coda Amazônia 2023, edição regional da Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais, e já pode ser acessada através do site: diariodoclima.org.br

O Diário do Clima foi concebido a partir da iniciativa de seis organizações nativas digitais especializadas em cobertura jornalística sobre meio ambiente, análise de dados e transparência: ((o))eco, Open Knowledge Brasil, Agência Envolverde, Colabora – Jornalismo Sustentável, Eco Nordeste e InfoAmazonia, e recebeu apoio financeiro da Google News Initiative na América Latina.

O acesso ao Diário do Clima é gratuito, mas alguns recursos extras serão oferecidos por meio de planos pagos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • bio

    © 2021. Todos direitos reservados a OgazeteirO. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

    Participe do nosso grupo de WhatsApp