Lula em Foz do Iguaçu
Após participar, na manhã desta terça-feira (04/07/23), da jornada de encerramento da 62ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Países Associados, no hotel argentino das Cataratas, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, cumpriu agenda de compromissos na usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu…

Conforme informações do site H2FOZ, após participar, na manhã desta terça-feira (04/07/23), da jornada de encerramento da 62ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Países Associados, no hotel argentino das Cataratas, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, cumpriu agenda de compromissos na usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu.
Lula se deslocou até a área da binacional para prestigiar a solenidade de posse da nova reitora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Diana Araujo Pereira, e anunciar a retomada das obras do Campus Niemeyer, paralisadas em 2014, com pouco mais de 41% do cronograma executado. De acordo com Itaipu, o reinício ocorrerá graças a um acordo de cooperação técnica entre a hidrelétrica, Unila e Ministério da Educação (MEC), que prevê investimentos de até R$ 600 milhões – provenientes da diretoria brasileira de Itaipu – para a conclusão dos prédios projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer, falecido em 2012.

“Se Foz do Iguaçu já tem a usina de Itaipu e as Cataratas do Iguaçu, terá também uma nova atração: a última obra projetada por Oscar Niemeyer”, discursou o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, adicionando que haverá esforço para que a construção seja concluída no prazo mais breve possível.

Já o ministro da Educação, Camilo Santana, classificou a Unila como um símbolo importante para a educação pública no Brasil e no continente, agradecendo ao apoio de Itaipu para a retomada da obra. “Nós vamos entregar essa universidade pronta ainda no governo do presidente Lula para o povo latino-americano”, disse.Investimentos
O ato com o presidente teve também o anúncio da destinação de R$ 17 milhões de Itaipu para a compra de equipamentos e mobiliários para 278 colégios estaduais em 54 municípios do Oeste do Paraná, através de parceria com o Governo do Paraná, representado no ato pelo vice-governador, Darci Piana. Foi oficializada, ainda, a destinação dos recursos obtidos com o leilão de 48 casas na Vila A para a construção de moradias populares em Foz do Iguaçu. Segundo Enio Verri, a arrecadação deverá ser suficiente para erguer entre 200 e 250 residências. No futuro, com a venda dos demais imóveis ainda pertencentes à usina, o total poderá subir para até duas mil moradias.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • bio

    © 2021. Todos direitos reservados a OgazeteirO. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

    Participe do nosso grupo de WhatsApp