MPPR obtém liminar para que Santa Casa mantenha atendimento pediátrico ininterrupto no Hospital Sagrada Família

hospital

Em Londrina, o Ministério Público do Paraná, por meio da 24ª Promotoria de Justiça da comarca, obteve decisão liminar da 1ª Vara da Fazenda Pública determinando que a Irmandade Santa Casa de Londrina garanta o funcionamento da UTIs pediátrica e neonatal no Hospital Infantil Sagrada Família, do qual é mantenedora, e forneça atendimento ininterrupto à população que demande serviços médicos em cirurgia pediátrica (urgência/emergência). O MPPR fez o pedido liminar em ação civil pública ajuizada após o recebimento de diversas queixas da população quanto à instabilidade e à ineficiência dos serviços prestados pelo hospital.

Conforme a decisão, a instituição de saúde deverá tomar as providências para a prestação dos serviços, como a reorganização da escala dos profissionais de saúde, a dobra de plantões médicos remunerados, a convocação ou o deslocamento de outros profissionais, ou ainda outras medidas de gestão capazes de assegurar o cumprimento da decisão judicial. A Santa Casa tem contrato firmado com o Município de Londrina e com a Autarquia Municipal de Saúde e recebe recursos suficientes para o funcionamento dos serviços pediátricos.

O Judiciário considerou que “a conduta da ré atenta contra a saúde pública do município de Londrina e toda a região abrangida pela 17ª Regional de Saúde ao não disponibilizar serviço essencial de atenção às crianças que demandem de atendimento cirúrgico pediátrico junto ao Hospital Infantil Sagrada Família” e estabeleceu multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento da decisão. A Santa Casa possui prazo até o dia 8 de março para cumprir a decisão.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • bio

    © 2021. Todos direitos reservados a OgazeteirO. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

    Participe do nosso grupo de WhatsApp