Projeto sobre espaços de atendimento às mulheres vítimas de violência, aprovado pela Alep, segue para sanção do governo de Ratinho Junior

abusoi de crianças

A inciativa trata da implantação de salas para atendimento diferenciado para as mulheres em situação de violência, no âmbito da Lei Maria da Penha (nº 11.340/2006), nas delegacias de polícia do Paraná nos municípios em que não há delegacia especializada de atendimento à mulher. Segundo o projeto, apenas 21 das 399 cidades paranaenses possuem esse serviço.

“Nossa expectativa é de que o projeto seja sancionado. Quando ocorre uma violência contra a mulher, a violência acomete a todas nós. É uma necessidade do povo paranaense combater esse tipo de violência e promover todas as formas ao nosso alcance de propiciar um atendimento e a proteção adequados às vítimas”, afirmou a deputada Luciana Rafagnin (PT). Ela assina o texto ao lado dos deputados Goura (PDT) e Arilson Chiorato (PT).

“Nos 180 dias compreendidos entre janeiro e junho de 2023, 26.522 casos novos de violência doméstica passaram a ser acompanhados pelo TJ-PR e 128 registros de feminicídios, ou seja, pouco menos de um por dia. Só em março, foram emitidas 4.962 medidas protetivas de urgência às mulheres em situação de violência no Paraná e registrados 24 casos de feminicídios, nos 31 dias daquele mês”, citou Rafagnin, durante votação anterior.

A medida foi aprovada na fora de um substitutivo geral da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), definindo que, “havendo viabilidade e disponibilidade, as mulheres em situação de violência, ao prestar informações investigativas, deverão ser acolhidas em sala específica ou em ambiente adequado e separado das demais pessoas que estejam em atendimento nas dependências de todas as delegacias de polícia do Estado.”

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • bio

    © 2021. Todos direitos reservados a OgazeteirO. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

    Participe do nosso grupo de WhatsApp