Violência política de gênero

seminário

Grandes nomes do Sistema de Justiça do País participam do “1º Seminário sobre violência política de gênero: precisamos falar sobre isso”. O encontro será no dia 26 de fevereiro, em Curitiba, e é realizado em conjunto pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa (Semipi), com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná e OAB-PR.

Esta é a primeira vez na história do Paraná que instituições se unem em um espaço de discussão, reflexão e conscientização sobre a violência política de gênero, a fim de buscar estratégias para a prevenção e erradicação dessa forma de violência contra as mulheres.

“É importante destacar essa união entre as instituições para debater um tema tão necessário e sensível em nossa a sociedade que é a violência política de gênero. É por isso que o Governo do Estado, por meio da Semipi, procurou a Justiça Eleitoral e seus parceiros, com o objetivo de dar início e fomentar o debate com uma série de encontros em todas as regiões do Paraná”, afirma a secretária Leandre Dal Ponte.

A juíza Flavia da Costa Viana, do Núcleo de Diversidade e Inclusão da Justiça Eleitoral do Paraná, ressalta que, no Brasil, a representatividade feminina em cargos eletivos é aquém do desejado.

“No ranking da América Latina, apenas o Haiti se encontra atrás do Brasil. Estudos apontam que dentre os fatores que impedem que as mulheres ingressem na política destacam-se a baixa confiança pessoal, o pequeno incentivo de pessoas próximas e dos próprios partidos, a limitação dos investimentos em suas campanhas, a dupla jornada de trabalho e a consequente dificuldade de estabelecer redes de contato eficientes. A violência política de gênero passou a ser um dos principais motivos a afastar as mulheres da vida pública”, afirma.

PALESTRANTES

A programação do seminário, que acontecerá na sede do TRE-PR, prevê duas palestras ao longo do dia. Durante a manhã, as debatedoras irão abordar o tema “A representatividade importa: mulheres na política e a construção de sociedades inclusivas”. À tarde, as palestrantes irão debater e analisar o “Diagnóstico da violência política de gênero no Paraná”.

Entre as palestrantes confirmadas, estão a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF); a procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados, deputada federal Soraya Santos de Assis; a coordenadora do Grupo de Trabalho de Prevenção e Combate à Violência Política de Gênero da Procuradoria-Geral Eleitoral, Raquel Branquinho Pimenta Mamede Nascimento; a consultora da Comissão da Promoção da Igualdade Racial da OAB/CE e secretária-executiva de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher do Ceará, Raquel de Andrade dos Santos; e a doutora em Direito Constitucional e professora da UFPR, Estefânia Maria de Queiroz Barboza.

INSCRIÇÕES 

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela plataforma da Escola de Gestão do Paraná para ter direito a obter o certificado de participação. O seminário é destinado a partidos políticos, prefeitos e prefeitas, magistrados, gestoras da área, conselheiros, servidores, acadêmicos e demais interessados.

ENCONTROS 

O evento em Curitiba marca o início de uma série de encontros regionais que serão realizados por meio de uma parceria pelo Governo do Estado e Tribunal Regional Eleitoral do Paraná ao longo do ano com o objetivo de aprimorar as discussões na área.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • bio

    © 2021. Todos direitos reservados a OgazeteirO. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

    Participe do nosso grupo de WhatsApp